Insônia infantil: sintomas e fatores que dificultam a rotina de sono

Afinal, o que é insônia infantil?

Insônia é um dos distúrbios do sono, onde iniciar ou manter o sono é difícil; cerca de um terço dos adultos relata insônia e é mais comum em mulheres. Entre 10 a 15% dos casos apresentam sintomas diurnos e metade dos casos estão associados a transtornos neuropsiquiátricos como depressão, ansiedade, ou uso de substâncias psicoativas. Crianças também estão sujeitas a desenvolver esse distúrbio do sono.

Quanto é o tempo ideal de sono em cada faixa etária

Antes de mais nada, devemos lembrar que o sono é fisiológico, ou seja, faz parte de nossas vidas, possui uma razão ligada à genética e é regulado pelo ritmo biológico ou Ciclo Circadiano (as 24 horas do dia), essencial para a saúde neurológica e mental. Porém, a necessidade e organização do sono é diferente de acordo com a idade do indivíduo.

Horas de sono recomendadas – Fonte: National Sleep Foundation

Os recém-nascidos não só dormem muito mais horas por dia, podendo chegar a 18 horas diárias, como apresentam ciclos mais curtos de sono, intercalando-os com as mamadas, de 3 em 3 horas ou até mesmo de 1 em 1 hora; conforme crescem, os lactentes e crianças maiores gradualmente estabelecem um ritmo com redução das horas de sono, que na adolescência e idade adulta se caracteriza por ter habitualmente um período de aproximadamente 8 horas, com vários ciclos e estabelecendo-se à noite.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fatores que podem prejudicar a rotina de sono das crianças

Acontece que estas mudanças sofrem interferências de vários fatores, como cólicas e refluxo gastroesofágico nos primeiros meses de vida, obstrução nasal nas crianças maiores e até o uso excessivo de celulares e outros eletrônicos, principalmente entre os adolescentes. Apesar de existir uma regulação própria do sono determinada geneticamente, a existência de doenças, transtornos ou maus hábitos de sono podem afetar grandemente o dormir e, por tabela causar problemas neurológicos potencialmente graves a curto, médio e longo prazo.

E as crianças que não conseguem dormir, têm insônia?

A Insônia Infantil, ou dificuldade das crianças de iniciar ou manter o sono, é um distúrbio do sono diferente daquele dos adultos, com diferenças não somente de acordo com a faixa etária, mas também porque na maioria dos casos trata-se de Insônia Comportamental Infantil, que não é uma doença e sim a adoção de comportamentos e rotinas desfavoráveis ao estabelecimento do sono adequado. Esse distúrbio reflete a forma pela qual as crianças podem estar sendo criadas, sem receber limites e ditando todas as regras. Muitas crianças despertam várias vezes durante a noite, principalmente no final de cada ciclo do sono, e voltam a dormir espontaneamente.

Mas, se forem acostumadas a dormir com a participação de estímulos para iniciar o sono, necessitarão desse mesmo estímulo ou outro para voltarem a dormir. Tais estímulos são, na maioria das vezes, o uso de alimentos como mamadeiras, telas eletrônicas (televisão, tablet, celular), colo ou a cama dos pais. Dessa forma, acabam incapazes de adormecerem por conta própria. As noites podem tornar-se uma tortura, com progressiva redução das horas de sono das crianças e cansaço dos pais e cuidadores. Como consequências, se estabelecem mudanças nas atividades ao ar livre, sonolência diurna e comportamentos como irritabilidade frequente, birras e conflitos. E, nestes casos, “remédios para dormir” são quase sempre ineficazes e até mesmo perigosos.

Na dúvida, busque orientação médica de pediatra ou Neuropediatra

Para saber a diferença entre insônia de causa neurológica, ou comportamental, muitas vezes é necessária avaliação médica. Converse com o pediatra ou Neuropediatra, dificilmente haverá uma solução mágica, e a maioria dos casos não recebem tratamento medicamentoso, mas a saúde do sono precisa ser avaliada, pois é essencial para o crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Dr. Fábio Agertt é Neuropediatra na Clínica Neurológica, em Joinville (SC). Clique e conheça os tratamentos realizados em Neuropediatria.

Dr. Fábio Agertt

Especialista em Neuropediatria na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por