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Síndrome de Asperger: Características desta forma de Autismo

Dia Internacional do Asperger

Desde o ano de 2007, institui-se o Dia Internacional do Asperger (em todo 18/02) para conscientização acerca da Síndrome de Asperger – forma de Autismo que recebeu este nome em homenagem ao seu descritor, o pediatra austríaco Hans Asperger. Um dos objetivos principais da iniciativa é colaborar para a inclusão social dos indivíduos, pois justamente uma de suas características principais é a dificuldade de realizar a interação social.
Com a mudança nos critérios de diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mentais 5ª edição (DSM-5), e da Classificação Internacional de Doenças 11ª edição (CID-11), o termo caiu em desuso, pois a Síndrome de Asperger passou a fazer parte do universo do Transtorno do Espectro Autista.
Entretanto, suas características marcantes podem ser diversos da maior parte das outras formas do espectro autista, pois em geral não cursa com atraso de linguagem ou alterações cognitivas. É possível que recebam diagnóstico mais tarde, ao contrário de outras pessoas no espectro autista que possuem importante atraso de comunicação e linguagem, e baixo rendimento acadêmico em geral.

Características principais (sempre com variações):

  • Interesses específicos e restritos; ou preocupações com um tema em especial; aprofundar-se demais em um assunto, saber tudo sobre ele como se fosse um “especialista”;
  • Movimentos ou comportamentos repetitivos;
  • Geralmente não há comprometimento da linguagem, mas a fala é monótona;
  • Vocabulário acima do esperado para a idade e termos pouco usuais, linguagem muito formal;
  • Comportamento social impróprio e falta de iniciativa de interação social;
  • Dificuldade de coordenação motora;
  • Dificuldades em relacionamentos em geral, dificuldade em fazer amigos e namorar;
  • Comportamento aparentemente frio por dificuldade de expressar e entender os sentimentos dos outros;
  • Muita dificuldade em entender linguagem corporal;
  • Não levar em conta a opinião alheia, principalmente ao vestir-se e na aparência;
  • Preocupação em corrigir erros, ou aquilo que pensam estar errado;
  • Levam tudo “ao pé da letra” – dificuldade em identificar ironias, gírias e metáforas.
Além disso, esses indivíduos podem apresentar Altas Habilidades ou Superdotação, e alguns até mostrar o que se denomina Síndrome de Savant – habilidades muito acima do comum.
Existem pessoas com esta forma de Autismo que apresentam habilidades muito específicas, como decorar absolutamente tudo o que lê; ou saber de cor todas as notas de uma música sem nunca ter lido sua partitura; calcular o dia da semana de qualquer data aleatória, entre outros “superpoderes”, mas mantendo as dificuldades de comunicação e interação social.
Dr. Fábio Agertt

Especialista em Neuropediatria na Neurológica em Joinville - SC

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