Categorias: Neuropediatria

Por que a imunização contra a poliomielite é importante?

A poliomielite é uma doença infecciosa aguda provocada pelo poliovírus. Este vírus tem preferência por atacar os neurônios motores do sistema nervoso central. Ele pode causar principalmente uma fraqueza e atrofia muscular, afetando até mesmo os músculos da respiração nos casos mais graves, deixando sequelas para o resto da vida do paciente.

A imunização contra a infecção pelo poliovírus é uma das maiores conquistas mundiais de saúde. O Brasil, sempre um exemplo a ser seguido em termos de imunização, deixou de apresentar casos de poliomielite desde 1989 e recebeu até um certificado de erradicação da doença em 1994.

No entanto, a cobertura vacinal em 2022 está em 69%, bem longe dos 95% necessários para garantir que a doença permaneça eliminada. E é graças a essa baixa cobertura, unida a problemas de vigilância epidemiológica e condições sociais que o Brasil voltou a ser considerado como um país de grande potencial para o retorno da poliomielite.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para que isso não ocorra, é importante informar a toda a população a necessidade e os benefícios das vacinas. Atualmente duas vacinas diferentes são oferecidas pelo SUS: a inativada e a atenuada.

A vacina inativada deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade. Já o reforço de proteção é feito com a vacina atenuada, as famosas gotinhas, por via oral, entre 15-18 meses de idade e depois novamente entre 4-5 anos de idade.

Dra. Mariana Ribeiro e Silva é Neuropediatra na Neurológica, em Joinville (SC). Conheça os tratamentos em Neuropediatria.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar