Dia do Neurologista, a aproximação na ética da compaixão

A passagem do próximo Dia do Neurologista nos convida a algumas reflexões.

A Neurologia tem sido uma área da ciência médica com maior evolução nos últimos tempos. Passamos por tempos difíceis, em que as pesquisas sobre funções cerebrais eram feitas em animais, ou em situações de consequências de lesão sobre o cérebro humano, ou mesmo na própria neuroanatomia e em estudos post mortem.

A utilização de aparelhos de sofisticação progressiva nos permite avaliá-las através de procedimentos não invasivos. A recente década do cérebro fez um grande investimento nas pesquisas neurológicas. Hoje, estamos nos aproximando celeremente do conhecimento cérebro-mente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A neurologia comportamental fica mais em evidência. O desvendar do que é a mente e como ela é criada/processada no cérebro nos permitirá intervir no contexto das doenças mais prevalentes do século – os distúrbios mentais em toda a sua gama de apresentações, inclusive as temidas doenças demenciais.

Pesquisas genéticas e a introdução de imunobiológicos estão criando novas perspectivas acerca de patologias antes consideradas incapacitantes, progressivas e mortais. Estes conhecimentos levaram os neurologistas a intervir precocemente nas patologias vasculares com importante mudança na sua história natural, e diminuição progressiva de sua morbimortalidade.

A nossa data nos chama, também, a refletir sobre algumas condutas a serem modificadas ou aperfeiçoadas. Já somos responsáveis por afirmações antes inadmissíveis, como a morte cerebral ser a morte definitiva. Como detentores desta premissa, talvez, pudéssemos assumir uma nova postura de indução na ciência médica, de uma nova visão dos limites de atuação, preservando-se o bem-estar dos seres humanos antes de tudo.

E é no reconhecimento do sofrimento dos nossos pacientes e de seus familiares, colocando-nos um pouco em seus lugares, com visão crítica do que é o ser humano racional-emocional, que poderíamos nos aproximar da ética maior da medicina: A ÉTICA DA COMPAIXÃO!

Dr. Djalma Starling Jardim é Neurocirurgião e um dos fundadores da Clínica Neurológica, em Joinville (SC). Clique e conheça nossos tratamentos.

Dr. Djalma Starling Jardim

Especialista em Neurocirurgia na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar