O que devemos saber sobre dores de cabeça de baixa pressão?

O que é Hipotensão Intracraniana Espontânea?

Nos termos mais simples, é uma dor de cabeça de baixa pressão. Hipotensão intracraniana espontânea literalmente significa que há baixa pressão do fluido espinhal no cérebro. Na Hipotensão Intracraniana Espontânea há um vazamento de fluido espinhal – chamado líquor -, que reveste o cérebro e a medula espinhal, seja no pescoço (cervical) ou no meio das costas (torácica).

O fluido espinhal banha o cérebro, protegendo-o do impacto contra o crânio quando a cabeça se move. O cérebro produz fluido espinhal continuamente e o absorve na mesma proporção, criando um delicado equilíbrio que mantém o volume e a pressão do fluido espinhal normais.

Quais são os sintomas da Hipotensão Intracraniana Espontânea?

O sintoma mais comum é uma dor de cabeça “típica”, localizada na nuca, muitas vezes acompanhada de dor no pescoço. É pior quando se está de pé ou sentado e melhora ou desaparece dentro de 20 a 30 minutos depois de se deitar, chamada também de dor de cabeça “ortostática” ou “postural”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A dor costuma ser muito intensa. A próxima variação mais comum é uma dor de cabeça que não está presente (ou leve) ao acordar, mas se desenvolve no final da manhã ou à tarde e piora ao longo do dia.

A localização da dor de cabeça varia – pode ser na frente, afetar toda a cabeça ou ser unilateral. Pode assemelhar-se a enxaqueca com sensibilidade à luz e ruído, náuseas ou vómitos. Não existe um caráter específico da dor, que pode ser dolorida, latejante, latejante, pontada ou tipo pressão, como exemplos.

Outra característica comum da dor de cabeça é o agravamento acentuado após tosse, espirro ou esforço como levantar, abaixar durante a evacuação, exercício, curvar-se e atividade sexual. Outros sintomas incluem alterações auditivas (audição abafada, zumbido nos ouvidos, perda auditiva), tontura, concentração prejudicada, dor nas costas ou no peito e visão dupla. Raramente pode ocorrer perda de consciência, coma ou um estado semelhante à doença de Parkinson.

A Hipotensão Intracraniana Espontânea é uma das causas da Nova Cefaleia Persistente Diária, que é uma dor de cabeça que começa “do nada” um dia e nunca desaparece.

 

Pacientes com Predisposição a Hipotensão Intracraniana Espontânea

Embora qualquer pessoa possa contrair HIE, parece ocorrer com mais frequência em pessoas que têm uma “matriz de tecido conjuntivo” fraca. Essas pessoas geralmente são altas e magras, têm um pescoço fino, têm articulações duplas ou flexibilidade incomum. Uma de suas meninges, chamada “dura”, provavelmente é mais fina e propensa a rasgar do que na maioria das pessoas.

Como a Hipotensão Intracraniana Espontânea é diagnosticada?

É importante consultar seu médico para fazer uma série de exames. A partir do teste de Trendelenburg, em que o paciente fica deitado e o exame é inclinado para abaixar a cabeça, estudos de imagem, como ressonância magnética, tomografia computadorizada ou cisternografia, podem ajudar a determinar se a HIE é a causa das dores de cabeça. Ainda assim, mesmo por meio de testes diagnósticos, uma minoria substancial de pacientes pode ter resultados normais.

Como é tratada a HIE?

Muitos pacientes com HIE de longa data descobrem que praticamente todos os medicamentos padrão usados ​​para o tratamento da dor de cabeça são ineficazes. O tratamento médico é semelhante ao usado para a dor de cabeça que ocorre imediatamente após uma punção lombar, incluindo cafeína, hidratação e deitar. Às vezes, uma cinta abdominal ou um algumas medicações são úteis, mas raramente fazem com que a dor de cabeça desapareça permanentemente.

Como os blood-patches epidurais geralmente são bem-sucedidos, eles costumam ser a primeira linha de tratamento. O sangue do próprio paciente é retirado de uma veia do braço e injetado na numa punção epidural, que é o espaço imediatamente fora da dura-máter – em parte parecido com uma “raqui anestesia”.

A complicação mais comum é a dor lombar que geralmente desaparece em uma semana. Ocasionalmente, a dor nas costas dura semanas ou meses; raramente pode haver cicatrização (aracnoidite) causando dor nas costas persistente ou um estado de rebote de alta pressão que geralmente se resolve por conta própria.

Existe um risco potencial de infecção. O blood patch geralmente traz alívio instantâneo. Às vezes, o efeito desaparece e é necessário repetir o procedimento.

Por que não apenas consertar o vazamento?

Parece fácil, mas o local do vazamento pode ser muito difícil de encontrar. Os testes que são mais úteis para localizar o vazamento são imagens especiais de ressonância magnética (que não fazem parte do pacote de software de ressonância magnética padrão e não estão prontamente disponíveis), bem como mielografia por ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Mesmo com essas técnicas pode haver resultados “falsos positivos”, que são enganosos porque a anormalidade na imagem não é realmente o local do vazamento. Os vazamentos mais difíceis de encontrar e tratar estão na região anterior da medula espinhal. Blood patches direcionados e cirurgia podem ser necessários.

Artigo originalmente publicado no American Migraine Foundation

Este é um tratamento realizado pela equipe de Neurologistas da Clínica Neurológica, em Joinville (SC). Conheça os tratamentos em Neurologia.

Neurológica

Centro Médico de Neurologia e Neurocirurgia.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por