Categorias: Neurologia

Privação do sono: Consequências podem ser graves e de longo prazo

Os efeitos da privação e deficiência do sono podem ser graves e de longo prazo.
A privação aguda do sono aumenta o risco de erros não intencionais e acidentes. Dirigir com sono reduz o tempo de reação e aumenta o risco de dormir ao volante, podendo ser fatal.
Pessoas privadas de sono são mais propensas a ter dificuldades na escola, no trabalho ou a sofrer alterações de humor, podendo afetar os relacionamentos pessoais.

Algumas consequências da privação de sono

  • Doenças Cardiovasculares: estudos descobriram fortes associações entre deficiência de sono e problemas cardiovasculares, incluindo pressão alta, doenças coronárias, infarto do miocárdio e AVC.
  • Diabetes: Sono insuficiente parece afetar a capacidade do corpo de regular a taxa de açúcar, aumentando o risco de alterações metabólicas como o diabetes.
  • Obesidade: Pesquisas descobriram que pessoas tendem a consumir mais calorias e carboidratos quando não dormem o suficiente, que é apenas uma das várias maneiras pelas quais o sono ruim pode estar relacionado à obesidade e a problemas de manutenção de um peso saudável.
  • Sistema imunológico: Foi demonstrado que a deficiência de sono leva a uma piora da função do sistema imunológico, incluindo resposta pior às vacinas.
  • Alterações hormonais: o sono ajuda o corpo a produzir e regular adequadamente diversos hormônios, o que potencialmente aumenta a suscetibilidade a problema hormonais em pessoas com privação de sono.
  • Dor: Pessoas privadas de sono correm maior risco de desenvolver dor ou sentir que a dor está piorando. A dor também pode causar mais interrupções de sono, criando um ciclo vicioso negativo de piora da dor e do sono.
Devido a esses importantes impactos na saúde causados pela privação de sono, não é surpresa que estudos tenham identificaram que o sono insuficiente está relacionado a um risco geral maior de morte, assim como de menor qualidade de vida.

Diagnóstico

Os médicos geralmente podem diagnosticar a privação do sono discutindo os sintomas e os padrões de sono do paciente. Isso pode envolver a revisão de um diário de sono ou respondendo a um questionário que oferece uma visão detalhada dos padrões de sono e sintomas diurnos.
Em alguns casos, exames adicionais podem ser necessários se o médico suspeitar que o paciente pode ter um distúrbio do sono subjacente.

Tratamento e Prevenção

Na maioria dos casos, o foco do tratamento está na higiene do sono (seu ambiente de sono e hábitos diários), que é o componente central da prevenção e tratamento da privação do sono.
Se você tiver problemas de privação de sono ou sonolência diurna excessiva, procure um médico neurologista para avaliar o seu caso e recomendar o tratamento mais adequado às suas necessidades.

 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por