Categorias: Destaque Epilepsia

Dicas e cuidados em viagens para portadores de condições neurológicas

Portadores de condições neurológicas em uso regular de medicação controlada podem viajar e aproveitar as férias tranquilamente. Mas para isso pequenos cuidados podem evitar incômodos na viagem. Confira algumas dicas para pessoas com epilepsia e acompanhantes:

1 – Ter sempre medicação reserva e mantê-la em local seguro

É importante levar medicação suficiente para a quantidade de dias em viagem e um pouco mais. Assim, caso os planos mudem e decida estender a viagem, ou ainda, se ocorrerem atrasos em voos, não haverá problemas.

Nas viagens em avião ou ônibus é recomendado não despachar a medicação, mas levar sempre na bagagem de mão. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

2 – Levar cópias das receitas médicas e relatório médico

É importante viajar com os documentos que comprovam a condição médica, contendo a razão do uso de medicamentos controlados, quais são eles e as quantidades. Isso pode ajudar caso seja questionado sobre o porte dos mesmos.

3 – Respeitar os horários da medicação

Nas férias é comum sair da rotina, mas os horários de tomada da medicação sempre devem ser respeitados. Para ajudar a lembrar, vale colocar lembretes no local de hospedagem, na carteira ou smartphone.

4 – Hidratação é importante

Especialmente no verão em países tropicais, garantir a hidratação adequada é essencial. O consumo de água, sucos e frutas é recomendado. Idosos e crianças normalmente precisam de incentivo constante para se manterem hidratados. 

5 – Cuidado com excessos

Durante as férias as pessoas costumam sair da rotina e passam a cometer excessos, degustando novos sabores de alimentos e elevando a ingestão alcoólica. Por conta disso, condições como a enxaqueca podem piorar.

6 – O perigo do mergulho em águas rasas

A orientação é categórica: JAMAIS mergulhar de cabeça em águas que você não tenha completa certeza da profundidade. Traumas graves da região cervical, que podem levar a morte ou sequelas graves, podem ser evitados com este cuidado simples.

7 – Exposição solar em excesso não é recomendada

O sol é uma importante fonte de energia, tem impacto no sono e na disposição dos pacientes, além de ser ativador da vitamina D, essencial para a saúde óssea. Exposição à luz solar pode melhorar queixas de memória e de humor deprimido. Entretanto, cabe sempre lembrar o risco de câncer de pele devido a exposição solar desprotegida. Condições como a enxaqueca e a esclerose múltipla também podem piorar diante da exposição excessiva. 

8 – Mantenha uma boa rotina de sono

A rotina de sono pode ficar desregulada por conta das férias. A recomendação é de que, se em alguma noite o sono for restrito ou prejudicado, sejam realizadas pausas programadas (cochilos diurnos ou maior tempo de sono noturno compensatório) para recuperar já no dia seguinte. Vale lembrar que muitos pacientes têm facilitação de crise após privação de sono, então a situação deve ser evitada.

9 – Em caso de epilepsia, é recomendado informar a condição para uma pessoa próxima, optar por assentos no corredor e usar bracelete de identificação

É importante avisar a condição de saúde, medicamentos e localização dos documentos para pelo menos uma pessoa de sua confiança com quem esteja viajando. 

Dê preferência a assentos de corredor para facilitar caso precise de alguma assistência. 

É recomendado usar um bracelete discreto ou um texto de identificação (na carteira) com orientações sobre a condição de saúde e telefone de contato para acionar em caso de crise

10 – Localizar assistência médica

Saber onde há atendimento médico próximo ajuda quando a necessidade surge repentinamente. É importante saber o que fazer em caso de crise epiléptica, por exemplo. Traçar um plano de ação com seu médico assistente ajuda a reduzir riscos. Algumas medidas preventivas para isso:

  • Checar o seguro saúde.
  • Checar se o seu convênio cobre o local de destino da viagem.
  • Analisar a possibilidade de contratar um seguro saúde adicional.

Desfrute suas férias! Relaxar faz bem à saúde!

Dra. Vera Braatz é neurologista especialista em epilepsia na Neurológica, em Joinville (SC). Clique e conheça os tratamentos realizados em epilepsia.

Dra. Vera Braatz

Especialista em Epilepsia na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por