Quais são os fatores de risco de tumores no sistema nervoso central

Muitos pacientes procuram atendimento médico devido a dor de cabeça, com medo de ter um tumor cerebral, mas a dor de cabeça é só um dos muitos sintomas que podem ocorrer em caso de tumores no Sistema Nervoso Central (SNC).

Os tumores do SNC são divididos em primários e secundários. Os primários se originam de células do próprio SNC, enquanto os secundários são metástases provenientes de um tumor iniciado em outros órgãos e sistemas. Os tumores ainda podem ser divididos em benignos (crescimento lento) e malignos (crescimento rápido, desorganizado e agressivo).

Independente da origem do tumor, seus sinais e sintomas vão depender da sua localização, da velocidade de crescimento e da presença ou não de edema (inchaço) ao redor da lesão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Principais Manifestações de Tumores no SNC

Sintomas focais

Os tumores de crescimento rápido e agressivo costumam se manifestar com sintomas similares a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), como perda de força ou sensibilidade em um dos lados do corpo, dificuldade de coordenação, alterações na fala ou na visão.

O início dos sintomas pode ser de forma super aguda (similar a um AVC) ou de forma subaguda, com piora progressivas em horas, dias, ou semanas.

Cefaleia

Os sinais de alarme para dores de cabeça secundárias incluem:

  • Início súbito;
  • Dor de cabeça nova após os 50 anos de idade;
  • Dor contínua sem melhora com analgésicos e com piora progressiva ao longo de dias a semanas;
  • Piora com esforço (principalmente ao fazer força para urinar/evacuar);
  • Estar associada a sintomas focais, perda de consciência ou crise epiléptica;
  • Cefaleia associada a perda de peso não intencional ou doenças oncológicas prévias.
Cerca de 30% dos pacientes com tumor em SNC apresentam dor de cabeça, porém somente 1 à 2% apresentam esse sintoma isoladamente.

Crise epiléptica

A primeira crise epiléptica sem nenhum histórico familiar e pessoal anterior, sempre deve ser investigada com exame de imagem do SNC, principalmente se associado a algum dos sintomas anteriormente descritos.

Sintomas comportamentais e psiquiátricos

Paciente com mudança de comportamento como impulsividade, desinibição, depressão, de início agudo ou subagudo, associado ou não aos outros sintomas listados.

Fatores de Risco Estabelecidos

História familiar

Pessoas com familiares afetados por tumores primários do SNC, podem ter um risco até duas vezes maior que a população geral em desenvolver esses tumores.

Imunodeficiência

Portadores de imunodeficiência, tanto as congênitas quanto as adquiridas, podem predispor ao aparecimento de tumores no SNC, sobretudo os linfomas. Sabe-se que a imunodeficiência pode ser originada por doenças (AIDS, doença de Louis-Bar, síndrome de Wiskott-Aldrich), bem como pode ser medicamentosa, como é o caso dos pacientes com doenças autoimunes ou transplantados que precisam usar drogas imunossupressoras.

Sexo

Homens são mais acometidos por gliomas que mulheres, enquanto as mulheres tendem a ter maior incidência de meningiomas em comparação aos homens.

Etnias

Pessoas caucasianas (brancos) tendem a ter mais gliomas em relação a paciente de etnia negra, assim como negros tendem a apresentar mais meningiomas em relação aos caucasianos.

Exposição à radiação ionizante

Pacientes que tiveram necessidade de realizar radioterapia, sobretudo na infância e adolescência, em altas doses e preferencialmente na região de cabeça ou pescoço, têm risco aumentado de desenvolver diversos tipos de tumores primários do SNC na vida adulta.

Este é o fator de risco mais importante para esses tumores, sendo indicado que esses pacientes mantenham seguimento na vida adulta com neurologista ou neuro-oncologista.

Portadores de síndromes genéticas

Pacientes que possuem síndromes genéticas reconhecidas têm risco elevado de desenvolver tumores no SNC. Dentre as principais síndromes genéticas relacionadas a tumores pode-se citar: neurofibromatose tipo I e II, esclerose tuberosa, síndrome de Li-Fraumeni e a síndrome de Von Hippel Lindau.

Fatores Protetores

Estudos sugerem que paciente atópicos, ou seja, que possuem alergias (asma, dermatite atópica, rinite) tem um fator protetor para tumores do SNC, tanto para os gliomas, quando para os meningiomas.

Fatores Improváveis ou Descartados

Os fatores que não têm relação com a incidência de tumores em SNC são:

  • Alcoolismo;
  • Tabagismo;
  • Traumatismos cranianos;
  • Exposição a campos magnéticos,
  • Uso de celular;
  • Uso de anti-histamínicos.

Fatores Inderteminados

São necessários mais estudos para determinar se alguns fatores possuem relação com tumores do SNC, entre eles, uso de anti-inflamatórios não esteroidais (ibuprofeno, cetoprofeno, diclofenaco, entre outros), infecção por varicela zoster, obesidade e exposição a exames diagnósticos com radiação (Raio X, tomografias).

Dra. Eliane Dutra é Neurologista e Neuro-oncologista na Neurológica, em Joinville (SC). Conheça os tratamentos em Neurologia.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por