Categorias: Neurologia

O que é reabilitação pós-AVC?

A reabilitação ajuda uma pessoa que sofreu um acidente vascular cerebral a reaprender habilidades que foram repentinamente perdidas em decorrência da lesão cerebral.

Como funciona a reabilitação pós-AVC?

O programa de neurorreabilitação deve ser personalizado para praticar as habilidades prejudicadas devido ao Acidente Vascular Cerebral, como fraqueza, falta de coordenação, dificuldade para caminhar, perda de sensibilidade, controle motor fino das mãos, perda visual ou dificuldade para se comunicar. Pesquisas usando tecnologia de imagem avançada mostram que as funções anteriormente localizadas na área lesionada se transferem para outras regiões do cérebro e a prática ajuda a conduzir esse rearranjo dos circuitos cerebrais (chamada neuroplasticidade).

A reabilitação também auxilia no aprendizado de novas maneiras de compensar quaisquer deficiências remanescentes. Por exemplo, pode ser necessário aprender a tomar banho e se vestir usando apenas uma mão, ou como se comunicar efetivamente com dispositivos auxiliares se a capacidade de usar a linguagem for afetada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pesquisas mostram que o elemento mais importante em qualquer programa de neurorreabilitação é a prática cuidadosamente direcionada, bem focada e repetitiva – o mesmo tipo de prática usada por todas as pessoas quando aprendem uma nova habilidade, como tocar piano ou arremessar uma bola.

Quais fatores podem afetar o resultado da reabilitação do AVC?

  • A gravidade do dano cerebral.
  • Idade: o grau de recuperação costuma ser maior em crianças e adultos jovens em comparação aos idosos.
  • Nível de consciência: alguns tipos de AVC interferem na capacidade da pessoa de permanecer alerta e seguir as instruções necessárias para se envolver em atividades de reabilitação.
  • A intensidade e frequência dos atendimentos do programa de reabilitação.
  • A presença de comorbidades que interfiram negativamente na capacidade de reabilitação do paciente.
  • Adaptações domiciliares: garantir acessibilidade ao instalar trilhos de escada e barras de apoio podem aumentar a independência e a segurança em casa.
  • Adaptações do ambiente de trabalho: modificações para melhorar a segurança física e modificações nas tarefas laborais podem possibilitar o retorno ao trabalho.
  • Cooperação da família e amigos: o apoio da família e as redes sociais podem ser um fator muito importante na motivação, já que a reabilitação costuma se estender por meses ou anos.
  • Momento de início da reabilitação: geralmente, quanto mais cedo começar, maiores são as chances de recuperar as habilidades e funções perdidas e para uma reabilitação bem-sucedida.

Que profissionais médicos se especializam na reabilitação pós-AVC?

O plano de reabilitação mudará durante o processo de recuperação, dependendo de quais partes do corpo ou habilidades foram afetadas e do tipo e gravidade do dano. Uma equipe de reabilitação de Acidente Vascular Cerebral inclui uma variedade de especialistas:

  • Os médicos têm a responsabilidade primária de gerenciar e coordenar os cuidados de longo prazo de sobreviventes de AVC, incluindo a recomendação de quais programas de reabilitação atenderão melhor às necessidades individuais. Esses médicos geralmente incluem fisiatras (especialistas em medicina física e reabilitação), neurologistas, internistas, geriatras (especialistas em idosos) e médicos de família. Um médico também pode recomendar medicamentos para aliviar a dor ou tratar uma condição.
  • Os enfermeiros de reabilitação podem ajudar uma vítima de AVC a reaprender as habilidades necessárias para realizar as atividades básicas da vida diária. Eles também fornecem informações sobre cuidados da rotina de saúde, como seguir um cronograma de medicação, como cuidar da pele e gerenciar problemas de bexiga e intestino, como sair da cama e usar uma cadeira de rodas e necessidades especiais para pessoas com diabetes.
  • Os fisioterapeutas são especializados no tratamento de deficiências relacionadas a deficiências motoras e sensoriais. Eles ajudam a restaurar o funcionamento físico, avaliando e tratando problemas com movimento, equilíbrio e coordenação. Um programa de fisioterapia pode incluir exercícios para fortalecer os músculos, melhorar a coordenação e recuperar a amplitude de movimento e terapia induzida por restrição, na qual um membro não afetado é imobilizado, fazendo com que a pessoa seja estimulada a usar o membro afetado para recuperar o movimento e a função.
  • Os terapeutas ocupacionais ajudam a melhorar as habilidades motoras e sensoriais, garantindo a segurança no período pós-AVC. Eles ajudam a pessoa a reaprender as habilidades necessárias para realizar atividades autodirigidas (também chamadas de ocupações), como higiene pessoal, preparação de refeições, limpeza da casa e manutenção de hobbies ou hábitos de lazer.
  • Especialistas em recreação terapêutica ajudam pessoas com uma variedade de deficiências a desenvolver e usar seu tempo de lazer para melhorar sua saúde, independência e qualidade de vida.
  • Os fonoaudiólogos ajudam uma pessoa a reaprender a usar a linguagem ou desenvolver meios alternativos de comunicação e melhorar a capacidade de engolir.
  • Os assistentes sociais podem ajudar na orientação das decisões financeiras e planejar o retorno para casa ou para um novo local de moradia. Eles também podem ajudar a planejar os cuidados depois de receber alta de um centro de reabilitação.
  • Os psicólogos podem ajudar na saúde mental e emocional da pessoa e avaliar as habilidades cognitivas. Eles também auxiliam nas habilidades sociais e de resolução de problemas necessárias para lidar com os efeitos posteriores de um AVC.

Quando um paciente com AVC pode começar a reabilitação?

A terapia de reabilitação geralmente começa na internação, logo após a estabilização clínica, geralmente dentro de 48 horas após o Acidente Vascular Cerebral. Os primeiros passos geralmente envolvem a promoção de movimentos independentes para superar a fraqueza. Um terapeuta ajudará com exercícios de amplitude de movimento assistidos ou auto executados para fortalecer e aumentar a mobilidade em membros prejudicados por AVC.

Começar a readquirir a capacidade de realizar atividades básicas da vida diária, como tomar banho, vestir-se e usar o banheiro, representa a primeira etapa do retorno à independência.

Artigo originalmente publicado no National Institute of Neurological Disorders and Stroke.

Este é um tratamento realizado pela equipe de Neurologistas da Clínica Neurológica, em Joinville (SC). Clique e saiba mais.

 

Neurológica

Centro Médico de Neurologia e Neurocirurgia.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por