Categorias: Neuropediatria

O que é a Neurologia Fetal e como ela ajuda a proteger o bebê

Nas últimas décadas, tem se observado grandes avanços na medicina e na neurologia, relacionados ao aprimoramento do conhecimento científico a respeito da fisiologia, bioquímica e genética do desenvolvimento cerebral. Com isso, novas áreas de conhecimento evoluem igualmente, como é o caso da Neurologia Fetal.

Do que se trata a Neurologia Fetal?

Assim como a Neurologia Neonatal, que estuda as alterações neurológicas do recém-nascido, a Neurologia Fetal é uma subespecialidade emergente.

Associa-se a Neurologia Fetal à evolução da tecnologia dos exames neurológicos de imagem pré-natais, decorrente da melhora na qualidade dos exames de ultrassonografia, e a chegada da Ressonância Magnética Fetal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os benefícios da Neurologia Fetal

Através do desenvolvimento desta subespecialidade, conhecem-se melhor os mecanismos do desenvolvimento cerebral do feto, possibilitando o diagnóstico de alterações neurológicas, bem como seu tratamento.

O diagnóstico precoce das malformações e outras doenças do cérebro, encéfalo ou mesmo da medula, possibilitam em alguns casos a intervenção cirúrgica ainda antes do nascimento, como no caso das mielomeningoceles.

Já, após o nascimento, os tratamentos clínicos ou cirúrgicos são realizados de forma mais específica, até mesmo antes de apresentar os sintomas decorrentes de determinada doença cerebral.

Estes são os benefícios da Neurologia Fetal, pois quanto mais cedo ocorre a intervenção, maior a chance de evolução positiva, devido à capacidade de plasticidade cerebral do cérebro imaturo.

Como é realizado o diagnóstico na Neurologia Fetal?

Juntamente ao acompanhamento pré-natal, a detecção de muitas das alterações cerebrais é possível através da ultrassonografia obstétrica, que nos casos de dúvida ou comprovada alteração, podem ser melhor esclarecidos pela Ressonância Magnética Fetal.

A complementação do diagnóstico se dá pela avaliação em consulta neurológica pediátrica pré-natal, com a possibilidade de traçar o prognóstico e principalmente, a intervenção precoce.

Dr. Fábio Agertt é Neuropediatra na Clínica Neurológica, em Joinville (SC). Clique e conheça os tratamentos realizados em Neuropediatria.

Dr. Fábio Agertt

Especialista em Neuropediatria na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por