O que é o AVC – principais causas e tratamentos

A sigla AVC significa acidente vascular cerebral, que muitas vezes é conhecido como derrame. O AVC acontece quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é reduzido ou bloqueado, o que leva a perda de funções neurológicas que podem ser pequenas ou severas e de duração temporária ou permanente. Confira algumas dúvidas comuns sobre AVC, respondidas pelas neurologistas Dra. Lara Pizzetti Fernandes e Dra. Renata da Silva Almeida Santos.

Problemas emocionais podem ser decorrência de um AVC?

A depressão é um problema comum nos pacientes que já tiveram um AVC, acometendo cerca de 30% destas pessoas, em comparação a uma prevalência estimada em 5% na população geral. Por interferir na capacidade de o paciente se recuperar das sequelas neurológicas, seu tratamento é de suma importância. É necessário conversar com o neurologista sobre como esse problema pode ser tratado na próxima vez que vê-lo.

Existe algum prognóstico do tempo de vida após ter tido um AVC hemorrágico decorrente de um aneurisma?

Se não houve sequelas graves e o aneurisma foi tratado, esses 2 problemas não interferem mais na expectativa de vida, mas isso não quer dizer que não seja necessário tratar outras patologias que predispõe o paciente à ocorrência de novos aneurismas. Além disso, não esquecer, que mesmo já tendo tratado o aneurisma, deve-se manter o acompanhamento para evitar que novos surjam.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O estresse seria uma consequência de pessoas novas terem AVC?

O AVC em jovens costuma ser causado por problemas diferentes do AVC em idosos. Embora o estresse esteja relacionado ao risco de várias doenças crônicas, fatores de risco mais comum nos jovens hoje em dia, como obesidade, sedentarismo, maus hábitos alimentares e privação de sono provavelmente têm uma relevância maior do que o estresse.

Quais são os sintomas de um possível AVC?

Qualquer sintoma neurológico súbito deve levantar a suspeita de que um AVC possa estar acontecendo. Isso envolve alterações de consciência, força, sensibilidade, fala, visão ou dor de cabeça de início súbito (cefaleia em thunderclap – como se houvesse caído um raio na cabeça). Não esqueça que o tratamento do AVC é tempo-dependente! O paciente deve ser imediatamente levado a um centro de tratamento de AVC, que em Joinville são o Hospital Municipal São José, o Hospital da Unimed e o Hospital Dona Helena.

Quanto tempo após um AVC Isquêmico um paciente pode viajar?

No caso de pacientes que tiveram AVC, deve-se sempre considerar o estado geral do passageiro e a extensão do AVC. Após alta hospitalar, o ideal é esperar no mínimo 14 dias.

Após um AVC Isquêmico causado por um entupimento na carótida, é necessário consultar um neurologista, além de um cardiologista?

O acompanhamento com neurologista após ter um AVC é fundamental, para avaliar a reabilitação e prevenir novo evento cerebrovascular.

 

Dra. Lara Pizzetti e Dra. Renata da Silva são neurologistas na Neurológica, em Joinville (SC). Conheça os tratamentos para AVC.

Neurológica

Centro Médico de Neurologia e Neurocirurgia.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por