Existem dois tipos de acidente vascular cerebral (AVC), o isquêmico, que ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo que o sangue chegue até o cérebro; e o hemorrágico, que ocorre quando há ruptura de um vaso intracraniano.
Cerca de 85% dos AVC são isquêmicos e as principais causas são a formação de coágulos nas artérias do pescoço ou do cérebro, que impedem a circulação normal de sangue e as embolias que ocorrem quando um coágulo se desprende de outra parte do corpo e migra até bloquear uma artéria cerebral.
Os AVCs hemorrágicos (15% dos casos) são determinados, principalmente, por rupturas das artérias cerebrais, por aneurismas cerebrais ou malformações das artérias e veias do cérebro.
Os sintomas do AVC são extremamente fáceis de reconhecer, e você deve ficar atento para qualquer um dos seguintes sinais:
- Súbita dificuldade para falar ou entender o que está sendo dito;
- Paralisia ou fraqueza de um lado do corpo ou da face;
- Dificuldade súbita para enxergar;
- Dor de cabeça muito forte com início súbito;
- Perda do equilíbrio e coordenação.
O AVC tem tratamento
O tratamento inicia na prevenção dos fatores de risco que aumentam as chances de um AVC. Por isso a Neurológica desenvolveu um programa de check up neurovascular, trabalhando na detecção e correção das principais alterações relacionadas ao AVC, diminuindo significativamente o risco da ocorrência da doença.
Se infelizmente o AVC vier a ocorrer, dispomos de profissionais altamente capacitados para imediato diagnóstico e manejo, implementando as mais modernas tecnologias, medicações e procedimentos para evitar a morte e reduzir sequelas. A equipe da Neurológica é reconhecida nacionalmente pelo trabalho dedicado e pioneiro nos cuidados do AVC.