Atraso no desenvolvimento infantil: qual o limite, causas e como agir

O que é atraso no desenvolvimento?

O atraso no desenvolvimento ocorre quando a criança não atinge os marcos deste desenvolvimento no período esperado. Estes marcos são, por exemplo, a idade de sentar, de andar ou de iniciar a fala. A idade em que cada um destes marcos deve ser alcançado é estabelecida de acordo com a média de idade em que ocorre; existem algumas variações de um indivíduo para outro, e quando não é atingido ao prazo máximo, configura-se o atraso. Este pode ocorrer em uma ou várias áreas – por exemplo, habilidades motoras, linguísticas, sociais ou de coordenação motora refinada.

Como é feito o diagnóstico?

O atraso no desenvolvimento é, na maioria das vezes, um diagnóstico realizado por um médico com base em diretrizes rigorosas. Geralmente, os pais são os primeiros a notar que seu filho não está progredindo na mesma proporção que outras crianças da mesma idade, mesmo considerando-se variações normais.

A demora em atingir determinado marco do desenvolvimento nunca deve ser negligenciada: cuidado como conselhos tais como “cada criança tem seu tempo”. Isto é verdade para pequenas variações, mas adiar indefinidamente uma suspeita de atraso pode ter consequências irreparáveis. Se você acha que seu filho pode ser “lento” ou “parece estar atrasado”, fale com o médico dele sobre isso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em alguns casos, seu pediatra pode esclarecer uma dúvida durante uma visita ao consultório. Provavelmente, ele acompanhará em algumas ocasiões com breve intervalo para confirmar a normalidade ou poderá encaminhar a um especialista em desenvolvimento como o Neurologista Pediátrico, para garantir que o atraso não seja apenas condição temporária. O médico do seu filho pode usar um conjunto de ferramentas de triagem durante as consultas, como escalas e tabelas.

Por que prestar atenção no atraso do desenvolvimento?

Os primeiros três anos da vida de uma criança são os principais do seu desenvolvimento, e o que acontece durante este período acompanhará a criança durante toda a sua vida. Por isso é importante procurar sinais de atraso no desenvolvimento e obter ajuda se suspeitar de problemas. Quanto mais cedo uma criança atrasada receber uma intervenção precoce, melhor será o seu progresso. Então, se você tiver dúvidas, atue com antecedência.

O que causa o atraso no desenvolvimento infantil?

O atraso no desenvolvimento pode ter muitas causas diferentes, sendo as principais genéticas (como a Síndrome de Down), ou complicações da gravidez e parto (como prematuridade, asfixia ou infecções). Muitas vezes, no entanto, a causa é desconhecida sem uma investigação específica.

Algumas causas podem ser facilmente revertidas se diagnosticadas precocemente, como a perda auditiva de infecções crônicas da orelha. Em outros casos, o atraso do desenvolvimento pode ser o ponto de partida para a identificação de Transtornos do Neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (Autismo), ou ainda de doenças neurológicas como Paralisia Cerebral e outras, que embora na sua maioria não possuam cura, obtém-se melhor evolução ao ser realizado o diagnóstico e intervenção precoce.

O que devo fazer se suspeitar que meu filho tem atraso no desenvolvimento?

Se você acha que seu filho pode estar com atraso no desenvolvimento, você deve levá-lo ao Pediatra ou Neurologista Pediátrico. Se o seu filho estiver atrasado no desenvolvimento, quanto mais cedo você obter um diagnóstico, mais cedo poderá começar a se conectar a serviços de desenvolvimento ou recursos terapêuticos, e melhor será o progresso da sua criança. Se tem dúvidas, atue com antecedência.

Dr. Fábio Agertt é Neuropediatra na Clínica Neurológica, em Joinville (SC). Clique e conheça os tratamentos realizados em Neuropediatria.

Dr. Fábio Agertt

Especialista em Neuropediatria na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por