Categorias: Destaque Epilepsia

O que é dieta cetogênica e qual seu papel no tratamento de epilepsia

O que é a dieta cetogênica

Dieta cetogênica é uma opção de tratamento para pacientes com epilepsia, que não têm suas crises controladas com medicações. Sua adoção pode resultar na redução no número de crises e melhora do neurodesenvolvimento. É uma dieta rica em gordura, pobre em carboidrato e com quantidade controlada de proteínas. É um tratamento bastante estabelecido e com evidências, disponível desde 1920 para epilepsia. Com esta dieta ocorre uma mudança no “combustível” utilizado pelo cérebro como fonte de energia – ao invés da glicose, ele passa a utilizar gordura. Esta mudança está associada à produção de corpos cetônicos, que reduzem a excitabilidade neuronal, resultando em melhor controle das crises.

Indicações da dieta cetogênica no tratamento de epilepsia

Crianças portadoras de formas graves de epilepsia, dentre elas síndrome de West, síndrome de Dravet, esclerose tuberosa e epilepsia com crises mioclônico-astáticas, merecem avaliação adequada por neurologista especialista em epilepsia e com experiência em dieta cetogênica, para a possibilidade de se beneficiarem deste tratamento. Em algumas doenças específicas, como as epilepsias causadas por distúrbio genético envolvendo transporte de glicose, pode ser tratamento de escolha, com chances de controle completo das crises. Estudos recentes têm demonstrado possível benefício também em adultos portadores de epilepsia de difícil controle.

Orientação médica é imprescindível para o tratamento com dieta cetogênica

A dieta cetogênica é um tratamento seguro e eficaz, e como todo tratamento necessita de planejamento, orientação, ajuste de “dose” e acompanhamento. Há formas mais restritivas da dieta, como forma clássica, e modalidades mais flexíveis, como a Dieta Atkins Modificada. Todo o tratamento, principalmente a escolha e o modo de início, deve ser feito de forma individualizada, atendendo às necessidades específicas de cada paciente. Este protocolo deve ser conduzido por neurologista e nutricionista com formação e experiência em dieta cetogênica. É importante salientar que o cérebro em desenvolvimento precisa receber energia suficiente e que a dieta não deve resultar em perda de peso nem afetar o crescimento das crianças. Suplementação de vitaminas e micronutrientes é imprescindível.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Muitas vezes, nas formas mais graves de epilepsia, o controle completo das crises não é possível, mas sabemos que a redução no número de crises é peça chave para o desenvolvimento. Outros benefícios da dieta são melhora do nível de atenção, comportamento e interação desta criança. Aqui cabe a premissa de “quanto antes, melhor” para permitir que a criança se desenvolva no máximo do seu potencial.

O tratamento para epilepsia com dieta cetogênica é realizado em parceria com a Nutricionista Ana Paula de Mello, formada pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Preceptoria no SUS.

Dra. Vera Braatz é neurologista na Neurológica, em Joinville (SC). Conheça os tratamentos e especialidades.

Dra. Vera Braatz

Especialista em Epilepsia na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por