Categorias: Neuropediatria

Altas Habilidades / Superdotação

Ser diferente da maioria das pessoas pode ser um problema. Desigualdades geram angústias, receios e medos. Crianças diferentes de seus pares tem maior dificuldade de socializar e interagir. Enquanto crianças superdotadas apresentam um maior grau de inquietude, rapidez de raciocínio e impaciência para a rotina, o que as vezes, gera sofrimento.

A importância de identificar a Superdotação

Identificar as pessoas com altas habilidades / superdotação (AH/SD) é fundamental para que se possa permitir a elas que coloquem seu talento em prática, desenvolvendo suas capacidades.

Mas isso pode ser um problema, considerando as oportunidades educacionais para desenvolvimento do aluno com AH/SD, que são escassas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Características de pessoas Superdotadas

  • Habilidade acima da média em uma ou mais áreas;
  • Comprometimento com a tarefa; e
  • Criatividade.

Alguns estudiosos acreditam que a carga genética esteja mais envolvida com a primeira das três características – uma capacidade acima da média, sendo as outras duas, consequências da primeira e influenciadas pelo ambiente e estímulos recebidos.

Como se destacam os Superdotados

Algumas pessoas que possuem essa aptidão são altamente criativas e inventivas, desenvolvendo grande capacidade de interação social. A capacidade de percepção da realidade e de resolver problemas, aliadas a habilidade de assumir riscos, podem tornar alguns jovens, desde muito cedo, líderes, contribuindo fortemente para a autoestima e o bem-estar individual.

Pessoas com Altas Habilidades também precisam de orientação

É quase senso comum que pessoas com capacidade intelectual superior teriam condições próprias de desenvolver-se, sem a necessidade de mediação. A realidade é que necessitam tanto quanto qualquer outra pessoa de atenção, orientação, estruturação e planejamentos adequados que deem sustentação ao seu desenvolvimento psicoemocional e organização cognitiva.

Pais com capacidade intelectual mediana ou mesmo médio-superior e que possuem filhos com inteligência muito elevada, tendem a ter conflitos de sentimentos, dificuldades em lidar com eles e expectativas equivocadas.

Como identificar a Superdotação

A maioria dos estudiosos da genética comportamental concordam atualmente com o papel que a hereditariedade assume, sem, no entanto, saber quais seriam os genes envolvidos, ou o possível mecanismo de hereditariedade.

A aplicação de testes de QI não é fundamental para o diagnóstico de pessoas com AH/SD. Mas esses testes são uma ferramenta excelente e precisa para formalizar o diagnóstico presumido clinicamente.

Testes de QI podem nos auxiliar ainda a diferenciar AH/SD de crianças apenas talentosas, prodígios ou de genialidade. Auxiliam o diagnóstico diferencial entre outras síndromes comportamentais, como a Síndrome de Asperger e TDAH.

Pessoas com AH/SD são indivíduos com necessidades educacionais especiais, com direitos garantidos pela legislação. Portanto, é importante identificar essas aptidões ainda na infância, para propiciar os potenciais de cada um.

Dr. Julio Koneski é Neuropediatra na Clínica Neurológica, em Joinville (SC). Clique e conheça os tratamentos realizados em Neuropediatria.

Dr. Julio Koneski

Especialista em Neuropediatria na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por