45 anos da Neurológica em Joinville: conheça essa história de sucesso

Há 45 anos iniciamos a implantação do primeiro serviço de Neurologia e Neurocirurgia de Joinville e o segundo de Santa Catarina.

Por que Joinville?

A decisão de começarmos em Joinville resultou de uma pesquisa das cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, número considerado adequado e necessário para o exercício da especialidade.

Em visita realizada na época, foi constatado que a medicina aqui existente, contava com profissionais que sentiam fortemente a falta da especialidade. Existia também a perspectiva de montarmos um serviço diferenciado em relação ao restante do país, já que o Hospital São José, possuía equipamentos encaixotados doados pela Alemanha, relativamente inéditos no Brasil.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Percurso inicial da Neurológica

Iniciamos com o desafio de estimular avanços na área de laboratório, de centro cirúrgico, e de plantarmos a semente de uma UTI, revezando-nos nos pós-operatórios, sentados 24 horas ao lado do paciente na sala de recuperação pós-anestésica.

Posteriormente buscando exercer uma especialidade com alto grau de qualificação, começamos a nos revezar também em aperfeiçoamentos no exterior (Alemanha e França).

Com isto houve um crescimento progressivo do serviço e consequente junção de novos médicos que compartilhavam nossos ideais de excelência, dedicação e comportamento ético.

As evoluções da Neurológica ao passar dos anos

O envolvimento com as políticas de saúde pública e privada, nos diversos setores da comunidade foram fundamentais para esta evolução, exigindo a melhoria das condições hospitalares e nos dando a chance de promover melhoramentos contínuos.

No início, personalidades como Hanz Dieter Schimidt, Jorge Bornahausen, Wiittich Freitag, Maria Tereza Penha, dentre muitos outros nos apoiaram.

Hoje contamos com todas as subespecialidades neurológicas em nossa clínica, fato inédito no Brasil e raro no mundo.

Padrão de qualidade e excelência fazem parte da história da Neurológica

Trabalhamos em harmonia e com um objetivo central em comum, que é buscar o melhor atendimento ao paciente. Para isso, técnicas das mais atualizadas, tais como procedimentos endovasculares e cirurgias minimamente invasivas são nossas rotinas desde seu surgimento.

Atendimento multidisciplinar a patologias tão importantes e comuns como o AVC, Epilepsia, Doenças Neuropediátricas e mais raras como Esclerose Múltipla, e Distúrbios do Movimento, já é exercido com o padrão de qualidade dos melhores centros.

Planos para o futuro

Pensando no futuro e visando a constante inovação, estamos avaliando o uso da inteligência artificial e de tratamentos genéticos, campos recentes que estão sendo estudados.

Agradecimentos aos que escreveram essa história conosco

Nestes 45 anos, incorporamo-nos a sociedade Joinvilense e Catarinense. Como não podemos nominar todos que participaram da nossa jornada, vamos homenageá-los através de dois nomes:

Dr. Paulo de Tarso Chaves de Miranda, que lutou conosco nos primórdios do serviço e nos deixou tão cedo e o Governador Luis Henrique da Silveira, que foi nosso braço direito na área pública, permitindo-nos dar a esse segmento um atendimento justo.

Nossos agradecimentos e nossa homenagem a todos os Joinvillenses e Catarinenses.

Dr. Djalma Starling Jardim é Neurocirurgião na Clínica Neurológica, em Joinville (SC). Clique e conheça os tratamentos realizados em Neurocirurgia.

Dr. Djalma Starling Jardim

Especialista em Neurocirurgia na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar