Categorias: Neurocirurgia

Você sabe o que é potencial evocado?

É um exame que provoca estímulos externos no paciente, por meio de eletrodos, que geram uma resposta do cérebro. O estímulo pode ser visual, auditivo, cognitivo, somatossentivo ou motor, dependendo de qual parte do corpo é necessário examinar. A resposta é captada e traduzida em gráficos ou ondas que são analisados pelos neurologistas.

O Dr. Andrei Koerbel exemplifica o potencial evocado na prática: “As vias auditivas são compostas por diversas partes. Então, quando você produz um estímulo auditivo no paciente, o som faz um caminho até chegar ao cérebro. Captamos esse trajeto passo a passo e conseguimos saber, em caso de lesão, qual a sua localização”.

Além disso, o exame é um grande aliado em perícias médicas, pois fornece respostas cerebrais precisas, independente da vontade do paciente. Outro exemplo mencionado pelo Dr. Andrei é quando o paciente se queixa de um formigamento em um membro. “Nestes casos, indicamos um potencial evocado somatossensitivo da região. O resultado pode demonstrar a localização específica da lesão ou até não demonstrar nenhuma anormalidade. Neste último caso, sabemos que estresse deve ser considerado como uma possibilidade diagnóstica”. O exame também é indicado para diagnóstico em caso de problemas visuais, de déficit de atenção, entre outros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Preparo

O processo é indolor e dura de 20 minutos a 1 hora, podendo levar mais tempo em crianças. O paciente não precisa de grandes preparações, a não ser estar relaxado e tranquilo, evitando assim interferências. Em crianças ou pacientes muito ansiosos, recomenda-se um preparo de sono, que consiste em dormir apenas três horas (da meia-noite às 3 horas da madrugada) na noite que antecede o exame e não dormir até a hora do mesmo. Os pequenos (0 a 6 anos) ainda precisam chegar a clinica com 3 horas de jejum, pois tomarão uma medicação para auxiliar o sono porque é necessário que eles durmam durante alguns tipos de potenciais, principalmente o BERA (exame auditivo com limiar).

Para conforto e tranquilidade dos pacientes, a Clínica Neurológica e o Imagecentro, contam com profissionais capacitados para acompanha-los e orientá-los. Devido à complexidade do exame e o cuidado com que os neurologistas analisam cada resultado, o prazo de entrega do laudo é de sete dias.

Exame é aliado em processos cirúrgicos

Existem os equipamentos para potencial evocado ambulatorial e também os de monitoramento intraoperatório, isto é, para realizar o potencial evocado durante cirurgias. “Durante a resseção de um tumor cerebral se faz um acompanhamento das funções cerebrais do início ao final da cirurgia para identificar possíveis lesões neurológicas que poderiam ser causadas. Isso reduz o risco de sequelas para o paciente”, explica Dr. Andrei. Nestas situações, é também realizado o potencial evocado do tipo motor. “O choque vai passar pelo cérebro, medula, nervos, todas as vias e confirmar se a função motora está preservada”, completa.

Neurológica

Centro Médico de Neurologia e Neurocirurgia.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por