Um terço dos recuperados da COVID-19 sofre de transtornos neurológicos

Um terço dos recuperados da COVID-19 sofre de transtornos neurológicos ou mentais segundo pesquisa publicada no jornal Lancet Psychiatry, um em cada três sobreviventes da Covid-19 foi diagnosticado com transtorno cerebral ou psiquiátrico, até seis meses depois da doença.

O estudo analisou 236.379 mil pacientes, sendo a maioria estadunidenses, e descobriu que 34% deles acabou sendo diagnosticado com doenças neurológicas ou psiquiátricas nos seis meses seguintes à infecção.

Os pesquisadores que conduziram a análise disseram que não estava claro como o vírus estava ligado a condições psiquiátricas como ansiedade e depressão, mas que esses eram os diagnósticos mais comuns entre os 14 distúrbios que examinaram.

Os casos pós-Covid de AVC, demência e outros distúrbios neurológicos eram mais raros, mas ainda eram significativos, especialmente naqueles que tiveram Covid-19 grave.

Por que a Covid-19 desencadeia essas sequelas?

Por causa da baixa oxigenação no sangue, algumas pessoas podem ainda apresentar confusão mental, irritabilidade, agitação, tontura e mal-estar. Entre outras sequelas comuns, estão:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

▪ AVC

▪ tontura

▪ dor de cabeça

▪ anosmia (perda de olfato)

▪ ageusia (perda do paladar)

▪ síndrome de Guillain Barné

▪ encefalopatia (complicação de doenças hepáticas que pode desencadear perturbação da função cerebral)

O processo de recuperação da Covid-19 não termina ao deixar o hospital, por isso, é necessário continuar o acompanhamento.

Caso experimente sequelas motoras, respiratórias e/ou neurológicas, procure um médico.

Dra. Vera Braatz é Neurologista na Neurológica, em Joinville (SC)Conheça os tratamentos em Neurologia.

Dra. Vera Braatz

Especialista em Epilepsia na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por