Suspeita de AVC: como proceder durante o distanciamento social

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma emergência médica, sendo a segunda causa de morte e a principal causa de incapacidade no Brasil. O AVC pode ser precedido por alterações neurológicas passageiras, o AIT, que serve de alerta para o risco de ocorrência de AVC. Avaliação médica precoce é essencial, pois quanto maior o tempo decorrido entre o início dos sintomas, maior a chance de lesão cerebral irreversível.

Médicos e pesquisadores de JoinVasc – Registro Populacional de Dados Sobre AVC da Cidade de Joinville – notaram queda de 41% no número de pacientes admitidos ao Hospital São José devido a AVC ou AIT, durante o presente período de pandemia que estamos vivendo. Quanto maior for a demora para procurar o hospital, maiores são as chance de recorrência do AVC e/ou de lesão permanente, gerando sequelas irreversíveis.

Principais Sintomas de AVC

  • Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo.
  • Confusão, alteração da fala ou da compreensão.
  • Alteração na visão (em um ou em ambos os olhos).
  • Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou no andar.
  • Dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Várias entidades médicas nacionais e internacionais tem se mobilizado em campanha para reforçar a importância de procurar atendimento médico com slogan: “AVC tem prevenção e tratamento. Se tiver sintomas: #AVCnaofiqueemcasa”.

Em caso de suspeita, está recomendado entrar em contato com o SAMU através do número 192, para direcionamento para unidade específica de avaliação médica.

Dra. Carla Moro e Dra. Vera Braatz são neurologistas na Neurológica, em Joinville (SC). Conheça os tratamentos e especialidades.

Neurológica

Centro Médico de Neurologia e Neurocirurgia.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por