Categorias: Neurologia

Pesquisa modifica o rumo de futuros estudos sobre AVC

Com o intuito de realizar a pesquisa de pós-doutorado e de, consequentemente, conhecer uma nova cultura o Dr. Norberto Cabral morou, durante seis meses, em Edimburgo, na Escócia. O foco da sua pesquisa foi o Acidente Vascular Cerebral – AVC – (popularmente chamado de derrame) do tipo isquêmico.

Estudos anteriores indicavam que alguns grupos étnicos (eventos lacunares em negros e japoneses, por exemplo) poderiam ser mais suscetíveis a ter um determinado subtipo de AVC isquêmico. Através de uma revisão sistemática e de análise estatística, o estudo realizado pelo Dr. Norberto, em parceria com a Dra. Cathie Sudlow, provou que não há evidências científicas que mostrem que algum grupo étnico ou área geográfica tenha maior prevalência de algum subtipo de AVC isquêmico.

“Encontramos 12 mil artigos sobre o tema e selecionamos 16 que atendiam os critérios necessários para fundamentar o estudo. Além disso, as taxas foram ajustadas por idade da população Europeia e por regressão correlacionamos os diferentes subtipos entre si”, conta Dr. Norberto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma publicação como esta é de extrema importância, pois como 20% dos casos não têm causa definida, estudos de associações genômicas por subtipos de AVC em determinados grupos étnicos estavam procurando esta possível associação. “Por meio desta comprovação, o foco dos futuros estudos relacionados às causas do AVC deverá ser questionado”, ressalta.

Além do estudo, ele destaca a oportunidade de morar, junto com a família, em outro país numa casa com mais de 600 anos de existência, no centro da cidade, onde era possível ir a pé para todos os lugares. “Foram os seis meses mais felizes da minha vida. Nós pudemos imergir na cultura britânica”.

Saiba mais

Derrame é o que acontece quando o fornecimento de sangue para uma parte do cérebro é interrompido. O mais comum é o derrame isquêmico, que ocorre quando um coágulo bloqueia uma artéria que leva o sangue até o cérebro.

Neurológica

Centro Médico de Neurologia e Neurocirurgia.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por