Categorias: Neurologia

Médicos da clínica são coautores do primeiro Tratado de Neurologia do Brasil

O Tratado de Neurologia, uma publicação oficial da Academia Brasileira de Neurologia, é o primeiro livro nacional a apresentar todo conteúdo referente à especialidade. A publicação é adaptada à realidade brasileira e aborda mais profundamente, por exemplo, doenças infecciosas no sistema nervoso que têm incidência maior no Brasil e na América Latina.

Um dos destaques é o capítulo sobre Acidente Vascular Cerebral no Brasil, escrito pelo Dr. Norberto Cabral, que traz a pesquisa do neurologista sobre a existência de tipos de AVC isquêmicos mais prevalentes entre determinado grupo étnico ou área geográfica. O estudo trata, ainda, casos de Acidente Isquêmico Transitório em Joinville (SC) e foi realizado durante um intercâmbio do médico no Reino Unido.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outro destaque é o capítulo Vasculites e outras Arteriopatias Não Arterioscleróticas, escrito pelo Dr. Alexandre Longo. Um tema importante pelo fato de abordar causas raras de AVC em pacientes jovens. Vale salientar que o Dr. Alexandre possui experiência de mais de 20 anos no atendimento a estes pacientes.

A Dra. Carla H. C. Moro também participou, sendo autora de outros dois capítulos do Tratado. Um deles chamado Escalas Neurológicas utilizadas para Avaliação dos Pacientes com Doença Cerebrovascular. “As escalas são a única maneira de mensurar, de forma confiável e reprodutível, a gravidade do quadro, a resposta ao tratamento, prognóstico e grau da incapacidade”, explica.

Já o segundo capítulo traz a Organização do Atendimento Integrado ao Paciente com AVC. Esse atendimento integrado é muito importante, pois conta com prevenção primária, pré-hospitalar, sala de emergência, Unidade de AVC, reabilitação e prevenção secundária. O conteúdo foi baseado na experiência pessoal da Dr. Carla na organização desse atendimento em Joinville.

Neurológica

Centro Médico de Neurologia e Neurocirurgia.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por