O que causa a Doença de Parkinson?

A doença de Parkinson é uma doença degenerativa cerebral, sendo que a manifestação clínica que mais chama a atenção é o tremor dos membros superiores.

Não se sabe exatamente qual a causa da doença de Parkinson. Em cerca de 5% dos pacientes é possível identificar uma anormalidade genética que se relaciona com a doença, mas no restante dos pacientes isso não ocorre. Admite-se, hipoteticamente, que a origem desta doença se deva a uma predisposição genética associada a desencadeantes ambientais.

Fatores de Risco Ambientais

  • Traumatismo craniano: Lesão cerebral traumática com alteração do nível de consciência – associado a risco aumentado de desenvolver a doença de Parkinson anos após a lesão.
  • Área de residência: Existem diferenças na distribuição geográfica da doença de Parkinson. Isso pode ser devido a diferenças nos fatores ambientais e nos fatores de risco genéticos.
  • Exposição a metais: Foi sugerido que exposições ocupacionais a vários metais estão relacionadas ao desenvolvimento de doença de Parkinson. Mas a exposição de longo prazo a metais não é facilmente medida e os resultados dos estudos que medem o risco de doença de Parkinson e metais específicos têm sido inconsistentes.
  • Solventes e bifenilos policlorados (PCBs): O tricloroetileno (TCE) é um solvente usado em muitas indústrias e é o contaminante orgânico mais comum em águas subterrâneas. A exposição ao TCE foi associada à doença de Parkinson entre os trabalhadores com exposição de longo prazo. Os PCBs foram encontrados em concentrações relativamente altas nos cérebros de pessoas com doença de Parkinson. A exposição ocupacional a PCBs tem sido associada a maior risco de Parkinson em mulheres, mas não em homens.
  • Exposição a pesticidas e herbicidas: forte ligação com a doença de Parkinson.

Outros Fatores de Risco

  • Idade: Maior fator de risco para o desenvolvimento da doença de Parkinson.
  • Sexo: A doença de Parkinson é mais comum em homens do que em mulheres.

O que ocorre no cérebro dos pacientes de doença de Parkinson?

Ocorre uma perda progressiva de neurônios em várias partes do cérebro, principalmente numa região conhecida como substância negra, cujos neurônios são responsáveis pela produção de um neurotransmissor conhecido como dopamina.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dra. Nayara dos Santos Reimer é Neurologista na Neurológica, em Joinville (SC). Conheça os tratamentos em Neurologia.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar