Joinville é referência latina em pesquisa e tratamento de AVC

Joinville tornou-se referência de qualidade em atendimento e tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) no país e na América Latina. O atendimento em Unidade de AVC iniciado no hospital público da cidade foi utilizado como modelo pelo Ministério da Saúde, para a elaboração da Linha do Cuidado ao AVC através da portaria 665 de 12 de abril de 2012, que dispõe sobre os critérios de habilitação e o respectivo incentivo financeiro no âmbito do Sistema Único de Saúde ( SUS ) para a criação de outras unidades de AVC em todo o Brasil. Dra. Carla Heloisa Cabral Moro, neurologista na Neurológica, é uma das criadoras da unidade em Joinville e atualmente coordena a mesma.

Confira a matéria do Jornal A Notícia sobre a referência agregada a Joinville no tratamento do AVC

Joinville é referência em pesquisas sobre AVC

O conhecimento sobre cuidados durante o atendimento e tratamento do AVC vem evoluindo através de pesquisas realizadas em todo o mundo. Joinville também é referência em produção de pesquisas acerca do AVC. O motivo principal para isso é o fato de que a cidade possui um banco de dados de coleta epidemiológica, contínua, o Registro de AVC de Joinville – JOINVASC

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Confira a matéria do Jornal A Notícia sobre a referência agregada a Joinville acerca das pesquisas de AVC

Perspectiva sobre a reabilitação de AVC em Joinville

Nos últimos 30 anos, a mortalidade do AVC tem decaído em todo o mundo. Em consequência disso, mais pessoas ficam dependentes para reabilitação. O indicador mais confiável de dependência ou morbidade, chama-se anos de vida perdidos com qualidade cuja sigla em inglês é DALYS (disability-adjusted life year).

O AVC pulou da quarta posição mundial do DALYS entre todas as doenças do mundo em 1990 para a primeira posição em 2013 (Lancet Global Health). No Brasil, o AVC é a terceira maior causa de morbidade, perdendo apenas para infarto no miocárdio e violência. Em 2012-2013, 16% de todos os AVCs ocorridos em Joinville, ainda precisavam de fisioterapia um ano após o primeiro AVC de suas vidas.

Muitas conquistas foram realizadas para aperfeiçoar o tratamento desta doença, embora ainda existam pontos para serem melhorados. Um dos pontos críticos está ligado à reabilitação do paciente, uma vez que a minoria dos que sofreram AVC tem acesso às terapias necessárias para uma reabilitação efetiva, afim de reduzir ou amenizar as sequelas.

Joinville conta também com a Associação Brasil AVC, esta criada para dar apoio e educação continuada à vítimas de AVC, bem como ações preventivas. Esta associação conta com apoio incondicional da Neurológica, sendo que sua sede encontra-se dentro das instalações da mesma. A ABAVC tem como um dos objetivos atuais lutar para que a cidade disponha de um centro de reabilitação com a estrutura adequada para dar suporte na recuperação e readaptação desses pacientes.

Além da reabilitação adequada, o atendimento imediato aos sinais de AVC é ponto crucial para reduzir as possíveis sequelas da doença. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é o indicado para atendimento imediato aos indícios de AVC.

A Neurológica atua em Joinville (SC) e apoia ações preventivas para o AVC.

Neurológica

Centro Médico de Neurologia e Neurocirurgia.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por