Ecografia cerebral na Neuropediatria: como é feita e indicações

O que é Ecografia Cerebral

A Ultrassonografia Transfontanelar, ou Ecografia Cerebral, é um exame que permite diagnosticar e acompanhar lesões cerebrais do recém-nascido, bem como contribuir para prever a ocorrência de alterações do desenvolvimento neurológico associadas a essas lesões.

É um exame indolor, sem radiação ionizante ou qualquer risco para o paciente, e possui uma execução simples. É considerado o método de eleição na avaliação do recém-nascido de risco. Utiliza-se para a realização do exame frequências de som não audíveis (ultrassom) e sem nenhuma contraindicação. É realizado pelo Neurologista Pediátrico, com o diagnóstico obtido em tempo real, de forma dinâmica.

Principais indicações da ecografia cerebral

Diagnóstico e acompanhamento de hemorragias peri-intraventriculares, hidrocefalia, asfixia perinatal, e outras alterações de recém-nascidos prematuros e recém-nascidos a termo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como é feita a Ecografia Cerebral

No Imagecentro, o exame é realizado com o aparelho Xario® da Toshiba®, de alta resolução, com Doppler colorido, modo bidimensional dinâmico de varredura convexa na frequência de 7,5 ou 10.0 MHz, incidências coronais e sagitais através da fontanela anterior (“moleira”).

O que fazer antes do exame

Não é necessário nenhum preparo especial para o exame: não necessita jejum, pode ser feito acordado ou dormindo, necessitando chegar ao Neurocentro 10 minutos antes do início do exame.

Dr. Fábio Agertt é Neuropediatra na Neurológica, em Joinville (SC). Clique e conheça os tratamentos realizados em Neuropediatria.

Dr. Fábio Agertt

Especialista em Neuropediatria na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por