Diagnóstico e tratamento de doenças inflamatórias na órbita

Inflamação idiopática da órbita, também conhecida como pseudotumor de órbita, é a doença inflamatória que mais comumente afeta a órbita. Ela também pode estar associada a outras doenças, como: fistula carótida-cavernosa, meningite idiopática, doenças reumatológicas, ou síndrome de Tolosa Hunt.

O processo inflamatório é heterogêneo e se apresenta com proptose, hipertrofia da musculatura ocular extrínseca, infiltração da gordura retro-orbitária. Alguns pacientes têm doença bilateral.

Tratamento de inflamação na órbita

O tratamento inicial é realizado com corticoides. Se não houver melhora, ou ocorrerem recidivas após o tratamento, pode ser necessária a realização de descompressão de órbita com biópsia da lesão, para melhora dos sintomas e afastar outras doenças que possam simular um pseudotumor de órbita.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nos casos refratários, pode ser necessária a realização de radioterapia.

Oftalmopatia de Graves

Oftalmopatia de Graves ou orbitopatia de Graves é a manifestação extratireoideana mais comum na doença de Graves – ou seja – pode ocorrer em pacientes que sofrem de hipertireoidismo (hiperfunção da glândula tireóide).

A Orbitopatia de Graves pode ocorrer durante ou após o início do hipertireoidismo. Em outros casos, a elevação dos hormônios tireoideanos pode ocorrer meses ou anos após os sintomas clínicos da doença de Graves. Entretanto, esta doença pode menos frequentemente acometer pacientes hipotireoideanos ou eutiroideanos.

Diagnóstico de Orbitopatia de Graves

O diagnóstico de orbitopatia de Graves é geralmente feito clinicamente. Os sinais e sintomas da fase aguda desta doença incluem proptose, equimose, retração palpebral, diplopia. Mais raramente, pode ocorrer compressão do nervo óptico. Exame de imagem é necessário para confirmar o diagnóstico.

Na fase crônica, os sintomas mais comuns são proptose, retração palpebral e estrabismo.

Paciente com doença de Graves antes da descompressão de órbita.

Paciente com doença de Graves após a descompressão de órbita.

Estratégia terapêutica para inflamação na órbita

O manejo inicial deve priorizar o controle do hipertireoidismo. Corticoterapia pode ser usada na fase aguda da orbitopatia de Graves, além de outras medicações.

Se o tratamento clínico não melhorar os sintomas de proptose e hipertensão intraorbitária, o tratamento cirúrgico com descompressão orbitária pode estar indicado.

Dr. Andrei Koerbel é neurocirurgião na Neurológica, em Joinville (SC). Conheça os tratamentos e especialidades.

Dr. Andrei Koerbel

Especialista em Neurocirurgia na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por