Categorias: Neurologia

Tremor essencial: quais os sintomas e como tratá-los

O tremor é uma contração muscular essencial e rítmica que leva a movimentos trêmulos em uma ou mais partes do corpo.

O que é um tremor essencial?

O tremor é um distúrbio de movimento comum que afeta mais frequentemente as mãos, mas também pode ocorrer nos braços, cabeça, cordas vocais, tronco e pernas. Pode ser intermitente, ocorrendo em momentos singulares, com intervalos, ou constante, mas geralmente com exacerbações relacionadas a fatores agravantes transitórios.

É mais comum entre adultos de meia-idade e idosos, embora possa ocorrer em qualquer idade e estar presente desde a juventude. O tremor essencial não é uma ameaça à vida, no entanto, pode ser constrangedor e até incapacitante, dificultando ou mesmo impossibilitando a realização de tarefas laborais e da vida diária.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quais são os sintomas do tremor essencial?

Os sintomas de tremor podem incluir um tremor rítmico nas mãos, braços, cabeça, pernas ou tronco, voz trêmula, dificuldade em escrever ou desenhar, problemas para segurar e controlar utensílios, como uma colher.

Algum tremor pode ser desencadeado ou piorar em momentos de estresse ou emoção forte, pelo uso de substâncias estimulantes (como, por exemplo, cafeína), quando um indivíduo está fisicamente exausto ou quando uma pessoa está em certas posturas ou faz certos movimentos.

Como o tremor essencial é tratado?

Antes de iniciar um tratamento, o paciente deve ser submetido a uma avaliação médica com exame físico e realização de direcionados para a confirmação diagnóstica, ou mesmo a exclusão de outras patologias que causem tremor. O tratamento é indicado nos casos em que o tremor interfere negativamente no desempenho das atividades do paciente ou lhe cause constrangimento social.

Não existem medicações específicas para a condição, ou seja, que foram criadas com este propósito específico, e elas atuam por meio de reduzir a intensidade do tremor. Em alguns casos, os sintomas de uma pessoa podem ser leves o suficiente para não exigir tratamento. Atualmente temos como opções disponíveis:

  • Medicamentos: betabloqueadores, anticonvulsivantes, antipsicóticos e, em casos selecionados, aplicações de toxina botulínica.
  • Cirurgias: implante de DBS (Deep Brain Stimulation) e talamotomia.
  • Mudanças no estilo de vida: fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e eliminação de substâncias como cafeína e outros medicamentos.

Artigo originalmente publicado no National Institute of Neurological Disorders and Stroke

Este é um tratamento realizado pela equipe de Neurologistas da Clínica Neurológica, em Joinville (SC). Conheça os tratamentos em Neurologia.

 

Neurológica

Centro Médico de Neurologia e Neurocirurgia.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por