Reabilitação pós-AVC: pesquisa reunirá dados da América Latina

Última atualização em 29/10/2019.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda doença que mais mata no Brasil e está cada vez mais frequente na América Latina. Visto isso, médicos e representantes dos Ministérios da Saúde de 13 países latinos se reuniram em Gramado-RS para discutir a situação e buscar formas de cooperação para reduzir os impactos da doença.

Como resultado, foi produzido o artigo “Prioridades para reduzir o impacto do AVC nos países da América Latina”, publicado na renomada revista científica The Lancet e Dr. Norberto Cabral (in memoriam) e Dra. Carla Moro, Neurologistas da Neurológica, são co-autores. Uma das prioridades do estudo é melhorar a reabilitação da doença, tornando-a pública e de fácil acesso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O artigo completo está disponível gratuitamente em inglês através deste link.

Como você pode contribuir para este estudo sobre o tratamento do AVC

Para chegar ao melhor diagnóstico, está sendo realizado um novo estudo nos países da América Latina e uma das etapas consiste em uma pesquisa para levantamento de informações reais sobre o tratamento e reabilitação do AVC. A pesquisa tem como benefícios compreender o acesso aos serviços de reabilitação, bem como as causas do não acesso. Dessa forma os resultados obtidos também serão úteis para o planejamento de estratégias que busquem sanar os problemas encontrados, bem como possibilitarão desenvolvimento de estudos similares.

Coordenada pelo professor Norberto Cabral (in memoriam) do Mestrado de Saúde e Meio Ambiente da Univille e com a colaboração da equipe da clínica Neurológica, será realizada uma survey (pesquisa transversal) para elaboração de uma dissertação de mestrado.

Para contribuir com o levantamento brasileiro, basta acessar o link abaixo que corresponda ao seu campo, e responder algumas perguntas.

O prazo máximo para participação é 31/01/2020.

Conclusão

Um estudo está em andamento na América Latina para mapear o tratamento e a reabilitação do AVC, bem como alternativas para o acesso e melhor tratamento da reabilitação pública e privada da doença no Brasil e nos países da América Latina.

Neurológica

Centro Médico de Neurologia e Neurocirurgia.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por