Qual é a diferença entre tontura e vertigem e principais causas

Queixas muito comuns nos consultórios médicos, as tonturas e vertigens podem ser sintomas graves de doenças neurológicas. Mas afinal, qual a diferença entre tonturas e vertigens?

Tontura é uma sensação de desequilíbrio corporal, uma instabilidade que pode ser do tipo rotatória ou não. As vertigens são as tonturas do tipo rotatório caracterizadas pela ilusão de que o ambiente está se movendo ao seu redor.

Causas de tonturas e vertigens

As causas podem ser de origem central ou periféricas. As causas centrais geralmente são mais graves porque podem ser decorrentes de tumores, acidentes vasculares, infecções e doenças inflamatórias, que ocorrem dentro do sistema nervoso central. Já as periféricas podem ser devido a disfunções labirínticas (labirintite) e do nervo vestibular, provenientes de infecções, intoxicações medicamentosas, tumores extracranianos e traumas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Orientação médica é importante para investigar a origem dos sintomas

Neste contexto, devido as várias causas de tonturas e vertigens, é importante que se realize uma investigação clínica detalhada. Na grande maioria das vezes estes sintomas são de origem periférica e de manifestação benigna, porém deve-se atentar para as tonturas contínuas, que não melhoram com medicação e que muitas vezes são acompanhadas de outros sinais e sintomas neurológicos, escondendo uma lesão central grave.

Dr. Claudio do Amaral é Neurologista na Clínica Neurológica, em Joinville (SC). Clique e conheça os tratamentos realizados em Neurologia.

Dr. Claudio Henrique do Amaral

Especialista em Neurologia na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar