Programa de computador auxilia no diagnóstico de diferentes tipos de dor de cabeça

Criar uma ferramenta capaz de auxiliar no diagnóstico de dor de cabeça, que pode ser usada em nível primário no sistema de saúde. Esse foi o objetivo do trabalho desenvolvido pelo Dr. Ronald Fiuza, junto com as Dras. Karina Borges Mendes (que com este trabalho fez sua dissertação de mestrado) e Maria Teresinha Arns Steiner, intitulado “Diagnóstico da dor de cabeça usando redes neurais artificiais”.

Os dados para análise da ferramenta foram coletados a partir de um questionário estruturado, aplicado a 2.177 pacientes com alguns tipos de dores de cabeça mais comuns. Um único neurologista realizou as entrevistas e diagnósticos, seguindo os critérios da Sociedade Internacional de Cefaleia.

As informações foram, então, submetidas a um programa de computador que utilizava redes neurais artificiais, treinadas a partir desses dados, para verificar se ele “acertaria” os diagnósticos. O índice de acerto passou de 90% e concluiu-se que as redes neurais artificiais podem ser usadas como ferramenta de apoio ao diagnóstico destas formas comuns de dores de cabeça.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O conteúdo completo sobre esta pesquisa foi publicado na revista internacional “International Journal of Computer Science and Network Security”. Acesse o material clicando no link abaixo:

Diagnosis of Headache using Artificial Neural Networks

Clique para a acessar o livro do Dr. Ronald Moura Fiuza, “Dor de cabeça – o que você deve fazer e o que deve saber”.

Dr. Ronald Moura Fiuza

Especialista em Neurologia na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar