Opções de tratamento para sialorreia (excesso de saliva)

Sialorreia é a condição na qual uma pessoa apresenta excesso da quantidade de saliva, causado por um aumento na sua produção ou por prejuízo no controle motor da atividade oral voluntária.

A função da saliva e problemas relacionados

Apesar da saliva ter um papel protetor e ajudar na prevenção de infecções orais e respiratórias, quando em excesso, causa problemas funcionais e sociais. Os principais são lesões de pele e infecção perioral, tosse, engasgos e aumento do risco de pneumonia aspirativa. Por vezes, a necessidade de troca de roupas e da limpeza de objetos demanda muito tempo de cuidado pela família, limitando os momentos de lazer e atividades fora de casa.

Fatores de risco

Mais frequentemente, dificuldades na realização da fase oral da deglutição (ato de engolir) são as responsáveis. Ocorrendo habitualmente em pacientes com paralisia cerebral, AVC, Parkinson, esclerose lateral amiotrófica (ELA), trauma cranioencefálico, AVC e problemas do desenvolvimento intelectual.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O aumento da produção de saliva não é comum e quando acontece, costuma estar associado ao uso de medicações como sedativos, anticonvulsivantes e anticolinesterásicos.

Infelizmente, situações que agravam a sialorreia costumam estar presentes naqueles pacientes que a apresentam: mau posicionamento da cabeça, fraqueza cervical, problemas odontológicos (cáries, gengivite, má oclusão), protrusão (deslocamento para frente) e aumento da língua, respiração bucal e deglutição infrequente.

Opções de tratamento para sialorreia

  • Acompanhamento com fonoaudiólogo.
  • Medicamentoso: são usadas medicações que têm como reação adversa a redução da produção da saliva.
  • Toxina botulínica: as aplicações são realizadas nas glândulas parótidas e submandibulares bloqueando o estímulo à sua produção, mediado por um neurotransmissor chamado acetilcolina. A duração do efeito é variável e geralmente são feitas 1 a 3 vezes por ano.

*Estudos mostram que em pacientes com pneumonia aspirativa de repetição, a toxina botulínica reduz a frequência das pneumonias pela metade, diminui o tempo de internação hospitalar em 76% e a necessidade de aspiração.A toxina botulínica apresenta como vantagem no tratamento o fato de não precisar ser administrada várias vezes ao dia ou estar associada a reações sistêmicas indesejadas (sedação, constipação, confusão mental, irritabilidade) e não ser invasiva como uma cirurgia.

  • Cirúrgico: indicado quando as tentativas anteriores não tiveram resultado satisfatório. Em crianças não é realizado antes dos 6 anos de idade.

Conclusão

Sialorreia é a condição caracterizada pelo excesso da quantidade de saliva, manifestando-se principalmente em pessoas que têm dificuldade para deglutir. Há diversas opções de tratamentos que podem ser realizados simultaneamente.

Dra. Lara Pizzetti Fernandes é Neurologista especialista em Toxina Botulínica na Neurológica, em Joinville (SC). Clique e conheça os tratamentos realizados em Toxina Botulínica.

Dra. Lara Pizzetti Fernandes

Especialista em Toxina Botulínica na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar