O que leva uma pessoa a ter uma AVC e como prevenir

Olá, eu sou a Kamilla e gostaria de contar um pouco sobre minhas experiências até aqui.
Sou formada em Medicina pela Universidade Federal do Espirito Santo e fiz residência médica em Neurologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Após terminar a residência, quis me especializar ainda mais em AVC. Por isso vim para Joinville, para aprofundar meu conhecimento e atuar da melhor maneira na abordagem dessa patologia tão frequente no nosso cotidiano, mas que algumas vezes as pessoas não dão tanta importância.

O que é o AVC?

Bom, a sigla AVC significa acidente vascular cerebral, que muitas vezes é conhecido como derrame. O AVC acontece quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é reduzido ou bloqueado, o que leva a perda de funções neurológicas que podem ser pequenas ou severas e de duração temporária ou permanente. Devemos lembrar que o AVC pode ocorrer a qualquer hora e durante qualquer atividade, até mesmo durante o sono.

E você sabia que Joinville é referência nacional no tratamento do AVC? Nossa cidade conta com Unidades de AVC, que são áreas físicas do Hospital inteiramente especializadas e dedicadas à internação e aos cuidados de pacientes com suspeita ou diagnóstico de AVC, na qual recebem acompanhamento multidisciplinar com neurologista, enfermeiros, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicologia. Tenho muito orgulho de participar dessa equipe e atualmente sou a neurologista responsável pela Unidade de AVC agudo do hospital São José.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Prevenção e Tratamento

Também é importante sabermos que o AVC tem tratamento e que quanto mais rápido o ele for iniciado, maiores são as chances de recuperação. Além disso, os fatores de risco para o AVC devem ser identificados e tratados, para prevenir um novo AVC. Porém, o melhor mesmo não é esperar que um AVC aconteça para então iniciarmos o tratamento dos fatores de risco, mas sim, começarmos a trata-los o quanto antes para que o AVC não ocorra.
Então, se você tem alguns dos fatores de risco para AVC listados abaixo consulte seu neurologista para assim poder prevenir o AVC.

  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • Idade (mais de 60 anos)
  • Tabagismo
  • Arritmia cardíaca
  • Infarto cardíaco ou outras doenças cardíacas, AVC ou AIT prévios

Dra Kamilla Ronchi é Neurologista na Clínica Neurológica, em Joinville (SC). Clique e conheça os tratamentos realizados em Neurologia.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por