Aneurisma cerebral é um ponto fraco e anormal na parede de um vaso sanguíneo do cérebro. Desta forma, ele gera uma dilatação para fora semelhante à uma bolha, possuindo elevado risco de rompimento.
Também conhecido como aneurisma intracraniano, pode ocorrer em qualquer artéria intracraniana. No entanto, a maioria dos casos está localizada na parte inferior do cérebro, chamada de Círculo de Willis.
Qualquer pessoa pode ter aneurisma cerebral, inclusive crianças. Vale ressaltar que eles são mais comuns em adultos e mulheres.
Entre as causas de aneurisma cerebral também estão condições de saúde como pressão alta, tabagismo, aterosclerose, hipertensão, dislipidemia e predisposição familiar. Além disso, algumas pessoas podem nascer com uma fraqueza em uma artéria do cérebro.
Existe a possibilidade de ter a condição sem perceber nenhum sintoma. Estima-se que entre 2% e 3% das pessoas saudáveis tenham aneurismas cerebrais. Com o aumento na realização de exames de imagem, seu diagnóstico se tornou cada vez mais frequente – mesmo que assintomático.
Há casos de aneurismas encontrados incidentalmente com baixíssimo risco de sangramento – principalmente quando muito pequenos. Desta forma, podem ser monitorados por acompanhamento médico periódico e controle dos fatores de risco.
Em outras situações, o tratamento definitivo é recomendado. Dependendo da localização do aneurisma cerebral e dos fatores de risco da pessoa, esta dilatação da artéria pode crescer e até romper. Desta forma, causa um grave sangramento cerebral conhecido como hemorragia subaracnóide (HSA).
Por frequentemente causar danos cerebrais irreversíveis e até morte, trata-se da consequência mais grave do aneurisma cerebral. Cerca de um terço dos indivíduos com hemorragia subaracnóide morrem antes mesmo de chegarem ao hospital.
Assim como outros tipos de acidente vascular cerebral (AVC), é possível prevenir, diagnosticar e tratar aneurismas antes de sua ruptura. Desta forma, é possível permitir a manutenção da saúde e qualidade de vida do paciente.
A equipe da Neurológica possui ampla experiência no manejo cirúrgico e endovascular dos aneurismas cerebrais. São utilizadas técnicas e tecnologias avançadas e customizadas de acordo com a necessidade única de cada paciente.