Categorias: Neurologia

Joinville tem banco de dados oficial para registro de AVC

Desde junho de 2013, o banco de dados de registro de Acidente Vascular Cerebral (AVC, conhecido como derrame) é oficial, por meio de uma lei municipal assinada pelo prefeito de Joinville, Udo Döhler. Antes disso, o banco de dados era mantido por médicos neurologistas no Hospital São José e era o único da América Latina com atualização contínua.

Agora, todas as unidades de saúde públicas e privadas do município deverão encaminhar as informações sobre a incidência de AVC à Secretaria da Saúde, mensalmente, para que sejam integradas ao banco de dados.

“Com a manutenção deste trabalho, vamos poder determinar curvas de tendência e acompanhar quais regiões apresentam maior incidência da doença. Será possível, por exemplo, priorizar os recursos para as regiões consideradas mais críticas”, disse o Dr. Norberto Cabral, coordenador de registro de AVC em Joinville.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O banco de dados foi iniciado em 2005 e pode fornecer informações com confiabilidade científica ao gestor municipal de saúde para alocação de recursos na prevenção, controle e combate à doença. Pela lei, a equipe multidisciplinar responsável pelo serviço terá um médico neurologista, três enfermeiros e um agente administrativo.

O que prevê a lei

  • Fortalecer a prevenção dos casos de AVC;
  • Avaliar as taxas de incidência, letalidade e mortalidade do AVC;
  • Contribuir para a diminuição da taxa de internação hospitalar;
  • Determinar as taxas de prevalência dos fatores de risco cardiovasculares.

Fonte: Jornal A Notícia

Foto: Jaksson Zanco, Divulgação

Neurológica

Centro Médico de Neurologia e Neurocirurgia.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por