A Hipertensão Arterial é uma doença silenciosa e grave, que consiste no aumento da pressão com a qual o sangue permanece nos vasos sanguíneos, e ocorre quando esta pressão se mantém, de maneira frequente, acima de 140 por 90 mmHg.
Além de atingir 35% da população brasileira, a Hipertensão Arterial é responsável por 80% dos casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e 60% dos ataques cardíacos registrados anualmente.
Por que a Hipertensão pode causar AVC?
A Hipertensão Arterial Sistêmica é o principal fator de risco para AVC. Isso acontece porque a elevação da pressão arterial aumenta diretamente a incidência da condição, com indivíduos hipertensos tendo uma chance quatro vezes maior de desenvolvê-la.
Além disso, a hipertensão lesa as paredes das artérias que favorecem o desenvolvimento de aterosclerose. Desta forma, facilita o rompimento de artérias intracranianas no caso de AVC hemorrágico.
Qual é a ligação entre Hipertensão e Alzheimer?
AVC não é a única comorbidade associada à hipertensão. Por ser uma doença multifatorial, ela também está relacionada aos fatores modificáveis que contribuem para o desenvolvimento da Doença de Alzheimer e outras demências.
Sendo assim, é fundamental que a população entenda a importância de prevenir e tratar a hipertensão. O tratamento com anti-hipertensivo e mudança no estilo de vida podem reduzir em até 25% a chance de ter um AVC.