Dr. Ronald Fiuza publica obra intitulada “A Consciência – Uma viagem pelo cérebro”

O que é a consciência? Quando emergiu na evolução das espécies e por quê? Quando ela surge no desenvolvimento do bebê? A ciência pode demonstrar se ela nasce de nosso corpo ou de nosso cérebro? O que as lesões e as doenças neurológicas nos mostram? E os exames modernos de neuroimagem? Experiências com animais podem ajudar? E com computadores?

Muitos dos sábios da antiguidade e alguns dos ícones da ciência moderna debruçaram-se sobre estas perguntas. O livro “A Consciência – Uma viagem pelo cérebro”, escrito pelo Dr. Ronald Moura Fiuza, relata alguns dos esforços mais significativos para esclarecê-las, especialmente os apoiados nos recentes avanços da neurociência. Destacam-se os estudos que se propuseram a sistematizar as observações disponíveis, transformando-as em uma teoria consistente da consciência. São viagens pela história e pelo cérebro.

“Participei do politizado movimento estudantil, como boa parte dos acadêmicos dos anos sessenta. Tinha aula de neuroanatomia pela manhã e, à noite, me reunia com amigos para ler textos de filosofia e tramar contra o regime militar. Me tornei neurocirurgião e nunca mais deixei de flertar com a filosofia”, relembra Fiuza.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Anos depois, ele ganhou de sua filha um livro que abordava a questão mente-cérebro de uma maneira peculiar. “Emergiram, poderosas, as paixões da juventude. Muito estudo e outros tantos anos depois surge este livro, repassando avanços da biologia da consciência e conceitos da filosofia da mente”.

A obra é destinada para estudantes de medicina, psicologia e filosofia, interessados em processos mentais e em filosofia cerebral, sejam esses processos conscientes ou não. Pode ser adquirida pela internet, nos seguintes sites:

Veja a avaliação de três grandes brasileiros, cientistas e escritores sobre a obra:

O desafio assumido nesta obra foi colocar de forma simples e compreensível a trajetória da humanidade na tentativa de compreender como a matéria tornou-se consciente de si mesma, ou seja, a relação mente-corpo. Os conceitos básicos de neurociência estão colocados de forma precisa e simples, o que permitirá ao leitor sem maiores conhecimentos em neurociência compreender este assunto tão complexo. Este livro será de leitura útil para os iniciados.
(Dr. Sebastião Gusmão, professor titular de Neurocirurgia da UFMG, historiados)

Há aqui um misto de cultura, inteligência e discernimento. A pesquisa para definir consciência foi extensiva e intensiva. A forma escorreita da linguagem e a abordagem judiciosa de um assunto ainda tão debatido merecem nossos parabéns.
(Dr. Pedro Sampaio, professor emérito de Neurocirurgia da Uerj, membro da Academia Nacional de Medicina)

A leitura evidencia claramente que o autor entende muito desse assunto e demonstra a sua vasta erudição geral. A obra é muito completa. Todos os aspectos são apresentados com grandes detalhes e discutidos em um contexto histórico. O livro vai do Big Bang ao funcionamento cerebral, passando por Darwin, Freud, embriologia, neuroanatomia e neurobiologia celular.
(Dr. Sergio Pena, geneticista, professor titular da UFMG e membro da Academia Nacional de Ciências).

Acesse o livro clicando neste link: livro “A Consciência – Uma viagem pelo cérebro”

Dr. Ronald Moura Fiuza

Especialista em Neurologia na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar