Categorias: Destaque Epilepsia

Desmaio (síncope): causas e relação com outras doenças

A síncope, também conhecida como desmaio, é caracterizada por perda transitória da consciência e do tônus muscular, com rápida recuperação da consciência. Normalmente é precedida por sensação de tontura, sudorese, palidez, visão embaçada, escurecimento visual e enjoo. Atinge qualquer faixa etária, sendo mais comum em idosos e mulheres jovens. 

Qual a causa de um desmaio?

O desmaio (síncope) é decorrente de uma redução rápida do fluxo sanguíneo cerebral e pode ter causas variadas. A chamada síncope vasovagal – ou neurocardiogênica – é o tipo mais comum, sendo originado por uma dificuldade de regulação entre a frequência cardíaca e a pressão arterial, que resulta na diminuição da oxigenação cerebral.

Geralmente esse fenômeno ocorre em resposta a um gatilho específico, como o calor, permanecer de pé sem se movimentar por um extenso período, passar muito tempo sem se alimentar (hipoglicemia), ou desidratação. Sensibilidade a dor, a agulhas ou ver sangue também são frequentemente associados à síncope.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Qual o tratamento para síncopes (desmaios)?

O tratamento consiste na prevenção dos gatilhos, ajuste das medicações que possam reduzir a pressão ou impedir a resposta do organismo de aumentar a frequência cardíaca. A hidratação também é essencial, especialmente nos dias mais quentes, sendo recomendado também evitar exposição excessiva ao calor.

Para situações em que a pessoa precise ficar longos períodos de pé ou sentado, recomenda-se movimentar as pernas (flexionar os joelhos, ficar na ponta dos pés, agachar-se ou cruzar as pernas) para melhorar o retorno de sangue. Quando a pessoa apresenta sintomas de pré-síncope, é recomendado que agache e flexione o pescoço ou, se possível, deite no chão e fique com as pernas elevadas por alguns minutos.

Outras causas de síncopes (desmaios)

Alterações cardiológicas também podem resultar em desmaios, habitualmente relacionados com arritmias cardíacas, com apresentação de sintomas mais súbitos, sem sensação de pré-desmaio. Neste caso, a avaliação médica com brevidade, incluindo realização de eletrocardiograma se faz necessária, pois os eventos podem estar relacionados a causa base de maior gravidade em potencial.

Dra. Vera Braatz é neurologista especialista em Epilepsia na Neurológica, em Joinville (SC). Clique e conheça os tratamentos realizados em Epilepsia.

Dra. Vera Braatz

Especialista em Epilepsia na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por