Cefaleia primária em facadas: sintomas e doenças associadas

Cefaleia primária em facadas é um tipo de dor de cabeça descrita como episódios de dor aguda localizada, que ocorrem na região da face ou cabeça, sentidos como uma pontada única ou em série, com duração de poucos segundos.

Esta cefaleia tem frequência variável podendo durar de um a poucos dias e desaparecer. Costuma retornar de forma recorrente ou contínua, mas geralmente tem um bom prognóstico e responde bem ao tratamento medicamentoso. Na maioria das vezes as crises duram somente 3 segundos e são de intensidade leve ou moderada, mas seu caráter agudo leva os pacientes a procurarem atendimento médico rapidamente.

Características e sintomas da cefaleia primária em facadas

A dor é sentida de forma inesperada, descrita também como agulhada, solavanco, pontada e até como “furador de gelo”. A localização da dor pode variar entre uma crise e outra.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Seu mecanismo de ação não está completamente esclarecido e as grandes variações (localização, duração, frequência e recorrência) sugerem que provavelmente exista mais de uma causa envolvida.

Quase metade dos pacientes com cefaleia primária com pontadas apresenta também enxaqueca e, diferentemente das outras dores de cabeça, costuma surgir em pessoas com mais de 40 anos.

Doenças associadas à cefaleia primária em facadas

Na maioria das vezes esta é uma cefaleia primária, o que quer dizer que não é consequência de um outro problema mais grave, como um tumor ou infecção.

Condições como paralisia de Bell e herpes zoster podem ser precedidas por um padrão de dor similar alguns dias antes da sua instalação.

Dra. Lara Pizzetti Fernandes é Neurologista especialista em Toxina Botulínica na Clínica Neurológica, em Joinville (SC). Clique e conheça os tratamentos realizados.

Dra. Lara Pizzetti Fernandes

Especialista em Toxina Botulínica na Neurológica em Joinville - SC

Disqus Comments Loading...
Compartilhar