A Ultrassonografia Transfontanelar, ou Ecografia Cerebral, é um exame que permite diagnosticar e acompanhar lesões cerebrais do recém-nascido, bem como contribuir para prever a ocorrência de alterações do desenvolvimento neurológico associadas a essas lesões. É um exame indolor, sem radiação ionizante ou qualquer risco para o paciente. A execução é simples e é considerado o método de eleição na avaliação do recém-nascido de risco.
Utiliza-se para realização do exame frequências de som não audíveis (ultrassom) e o mesmo não possui contraindicações. É realizado pelo Neurologista Pediátrico, com o diagnóstico obtido em tempo real, de forma dinâmica. Suas principais indicações são o diagnóstico e acompanhamento de hemorragias peri-intraventriculares, hidrocefalia, asfixia perinatal, e outras alterações de recém-nascidos prematuros e recém-nascidos a termo.
O exame é realizado com o aparelho Xario® da Toshiba®, que é um aparelho de alta resolução com Doppler colorido, modo bidimensional dinâmico de varredura convexa na frequência de 7,5 ou 10.0 MHz, incidências coronais e sagitais através da fontanela anterior (“moleira”). Não é necessário nenhum preparo especial para o exame: não necessita jejum e pode ser feito acordado ou dormindo, necessitando chegar ao Neurocentro 10 minutos antes do exame.