A doença de Parkinson é uma das enfermidades neurológicas mais comuns. Lenta e progressiva, ela aparece geralmente a partir dos 60 anos de idade, mas também se manifesta em pessoas mais novas.
Causas da doença de Parkinson
A doença de Parkinson afeta os dois sexos e ocorre pela perda de neurônios responsáveis pela produção do neurotransmissor dopamina, em uma região do cérebro chamada substância negra. Embora sejam conhecidos alguns genes relacionados à doença, ela não é hereditária na maioria dos casos, e alguns desses genes favorecem o desenvolvimento da patologia de forma indireta e em conjunto com possíveis fatores ambientais, vírus, metais pesados, agrotóxicos, entre outros.
Sintomas da doença de Parkinson
- Tremores;
- Lentidão dos movimentos;
- Enrijecimento dos músculos;
- Instabilidade da postura;
- Passos pequenos;
- Alteração na fala;
- Queixa do paciente de que “um lado do corpo não consegue acompanhar o outro”;
- Perda ou diminuição na capacidade de sentir cheiros;
- Distúrbios do sono;
- Depressão;
- Ansiedade; e
- Alterações cognitivas.
Tratamento da doença de Parkinson
A doença de Parkinson é tratável e geralmente os sinais e sintomas respondem de forma satisfatória às medicações, que devem ser usadas pelo paciente por toda a vida.
Existem técnicas cirúrgicas para atenuar alguns dos sintomas da doença de Parkinson, mas elas devem ser indicadas caso a caso, quando os remédios falharem em controlar esses sinais.
Além de medicamentos, o tratamento do Mal de Parkinson inclui fisioterapia, fonoaudiologia, suportes psicológico e nutricional.