Categorias: Neurorradiologia

Tempo perdido é cérebro perdido

Os tratamentos para AVC variam conforme o tipo (isquêmico ou hemorrágico). Entretanto, a rapidez no diagnóstico e na implementação da terapia são de extrema importância para que os sintomas sejam revertidos. Em um AVC isquêmico grave, por exemplo, perde-se 1,9 milhões de neurônios por minuto e estes neurônios nunca mais serão repostos. Por isso, o tratamento deve ser instituído o mais rápido possível, na tentativa de minimizar os danos cerebrais.

Segundo Dr. Pedro Magalhães, neurologista especialista em doenças cerebrovasculares, se o paciente chega ao hospital até 4h e 30min do início dos sintomas pode-se administrar uma medicação que tem por finalidade dissolver qualquer coágulo que esteja bloqueando o fluxo normal de sangue. “Quando a artéria acometida é maior e grande área do cérebro está em sofrimento, podemos realizar um cateterismo das artérias do cérebro, retirando o coágulo que está causando o derrame”, explica.

Já no AVC hemorrágico, o tratamento de emergência tem por principal objetivo controlar o sangramento, assim como, controlar a hipertensão arterial e reverter qualquer medicação que diminua a coagulação sanguínea. Alguns procedimentos podem ser utilizados para tratar especificamente a causa do sangramento. Nos casos de aneurismas cerebrais e malformações arteriovenosas, pode-se realizar o tratamento por cateterismo, conhecido como embolização, ou através de cirurgia convencional, chamada de clipagem.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Após o tratamento de emergência do AVC, inicia-se a rotina de reabilitação e prevenção de complicações clínicas. “A reabilitação aumenta as chances de recuperação das funções perdidas, com o intuito de retorno a vida independente. O impacto do AVC depende da área acometida e volume de cérebro perdido, por isso todo o trabalho de reabilitação é personalizado para cada pessoa”, observa.

A Clínica Neurológica de Joinville é pioneira no Brasil na implementação de diversas terapias para o AVC, destacando-se no cenário nacional por conta da qualidade dos resultados obtidos, do senso de responsabilidade social e da busca constante da excelência, tanto no sistema de saúde privado, quanto no SUS.

Neurológica

Centro Médico de Neurologia e Neurocirurgia.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por