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Síndrome de Down: o que é e sua relação com a deficiência intelectual

21 de março de 2022Neurológica
Síndrome de Down: o que é e sua relação com a deficiência intelectual

A Síndrome de Down é uma condição genética na qual a pessoa possui três cromossomos no par 21 – o normal é ter dois. Considerada a anomalia cromossômica mais comum entre nascidos vivos, ela é causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária.

Trata-se da causa genética mais comum de deficiência intelectual, presente em praticamente todas as pessoas com Síndrome de Down. Outras características comuns são mãos menores, rosto arredondado e olhos oblíquos. Estas características são influenciadas tanto por fatores genéticos quanto ambientais.

Qual a relação da Síndrome de Down com a deficiência intelectual?

Antes de ser diagnosticada com deficiência intelectual, a criança com Síndrome de Down já apresenta comprometimento no desenvolvimento neuropsicomotor. Ou seja, estes pacientes tendem a demorar mais para começarem a sentar, engatinhar e andar.

Nos primeiros dez anos de vida, ocorre uma redução do Quociente de Inteligência (QI) e que se estabiliza na adolescência. Desta forma, a maioria das pessoas com Síndrome de Down possui deficiência intelectual de diversos níveis:

  • Leve: QI entre 50 a 70;
  • Moderada: QI entre 35 e 50;
  • Alta: QI entre 20 a 35.

Desenvolvimento de habilidades na Síndrome de Down

Apesar desta variação de QI, pacientes com Síndrome de Down possuem um padrão específico de deficiência intelectual. Nele, as habilidades não-verbais se desenvolvem normalmente – ao contrário da linguagem.

Desta forma, os déficits na morfossintaxe e na memória verbal são predominantes. Enquanto a compreensão da linguagem ocorre normalmente e de acordo com a idade mental da criança, a expressão da linguagem ocorre de maneira tardia.

Além destas dificuldades, a redução de memória e um maior déficit de atenção faz com que o desenvolvimento cognitivo de pessoas com Síndrome de Down precise de muitas intervenções:

  • Apoio da escola;
  • Adaptações escolares para cada paciente;
  • Acompanhamento com psicopedagogia e monitor.

Hoje, os pacientes com Síndrome de Down vencem cada vez mais obstáculos. Isso se deve a criação de melhores programas educacionais, avanços na área da saúde, recursos comunitários e apoio de família e amigos.

Por isso, a conscientização deve ser feita oferecendo o melhor para todos e respeitando as diferenças de cada um.

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