Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma emergência médica, constitui um problema grave de saúde, sendo a 2° causa de morte e a principal doença incapacitante no Brasil. Por isso, quanto mais rápido iniciar o tratamento, menor a chance de lesão cerebral permanente e sequelas definitivas. Existem 2 tipos de AVC e o tratamento da fase aguda depende do tipo de AVC. Saiba mais sobre AVC Isquêmico e AVC Hemorrágico.
Tratamento para AVC Isquêmico
O tratamento da fase aguda consiste em desobstruir a artéria afetada, melhorando a perfusão cerebral, o que reduz o sofrimento do tecido neuronal.
Tratamento para AVC Hemorrágico
O tratamento da fase aguda pode constitui em um procedimento endovascular, se a causa for aneurisma cerebral, ou até necessitar de procedimento neurocirúrgico, para drenar o hematoma.
Fase Aguda do AVC
Em Joinville, o Hospital São José é referência para o tratamento da fase aguda do AVC, tanto isquêmico quanto hemorrágico, e conta com uma equipe multidisciplinar especializada.
O tratamento para a Reabilitação Neurológica deve ser iniciada logo após o diagnóstico, na fase intra-hospitalar, para estimulação adequada e prevenção de complicações decorrentes do déficit neurológico.
Primeiros Sintomas de AVC e Como Proceder
- Clique aqui para reconhecer os primeiros sintomas.
- É vital para o paciente reconhecer os primeiros sintomas e ligar imediatamente para o SAMU no número 192.
Confira mais informações no site da Associação Brasil AVC: abavc.org.br